Com a aplicação de 438.288 doses em Aparecida, o município atingiu 73,94% da população adulta com a primeira dose. (D1). A cidade já vacinou 29,75% dos moradores com as duas doses ou dose única, estando completamente imunizados. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até 23 de agosto de 2021 foram 312.541 doses aplicadas de D1 e 125.747 de segunda dose (D2) ou dose única.

A cidade recebeu de 20 de janeiro a 17 de agosto 319.145 doses para D1, 131.420 para D2 e 16.870 de dose única, totalizando 467.435. Atualmente, o estoque de vacinas para a 1ª aplicação é de 1.070 e 12.020 para a segunda e 10 doses de aplicação única. A população adulta da cidade é estimada em 422.666 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A vacinação em Aparecida de Goiânia segue, nesta terça-feira (24), apenas por agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida. Desta forma, a aplicação da primeira dose ocorrerá exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização. As vagas para esta terça-feira foram liberadas às 17h. O acesso à ferramenta pode ser feito também pelo site aparecida.go.gov.br.

Já na quarta-feira, 25 de agosto, quando a cidade receberá novas doses dos imunizantes contra a Covid-19, será retomada a aplicação da 1ª dose na população acima de 18 anos nos dois drive-thrus, sendo um na Cidade Administrativa e outro no Centro de Especialidades. A vacinação nesses locais começará às 13h e segue até 18h. Na quinta e sexta-feira, a aplicação da 1ª dose nos dois drives é das 8h às 18h. Para receber o imunizante nesses postos não é necessário agendar.

A vacinação nas cinco Unidades Básicas de Saúde e na Central de Imunização também continuará por agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida e a cidade voltará a totalizar 8 postos de vacinação para primeira dose. Para receber a dose do imunizante, tanto nos drives quanto nas Unidades de Saúde, o morador de Aparecida acima de 18 anos precisa apresentar documento de identidade, comprovante de endereço de Aparecida e cartão SUS.

“Com a nova resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Goiás (Cibe-Go), as doses que chegarem ao Estado serão repassadas aos municípios na manhã de todas as quartas-feiras, então, por isso, nesta quarta, com este novo envio, poderemos retomar os drives que vacinam por livre demanda”, comunicou a coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro. “Em Aparecida o lema é dose recebida, dose aplicada. Nossa estrutura está montada e pronta, e, com ela, tendo doses, atendemos até cinco mil pessoas diariamente nos postos de 1ª e 2ª dose”, pontuou.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose segue normalmente nos sete postos de Vacinação, sendo eles o drive-thru do Aparecida Shopping, que funciona das 8h às 18h nos dias de semana e aos sábados das 8h às 17h. No local, são aplicados o reforço de todas as vacinas (Pfizer, Astrazeneca e Coronavac). Há ainda as cinco UBS’s – Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Veiga Jardim, Andrade Reis e Jardim Florença, que funcionam das 8h às 16h e a Central de Imunização, das 8h às 17h, para aplicação da Dose 2. O atendimento é feito de segunda a sábado. Não é necessário agendar para receber a segunda dose em nenhum dos postos.

“É importante que todos que tomaram a primeira dose e já estão com a data aprazada completa, que retornem aos postos para tomar a segunda dose e completar o seu esquema vacinal. Somente com a Imunização completa as pessoas ficam protegidas das formas graves da Covid-19, evitando internações”, sublinhou a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

Renata explica ainda que estão sendo estudadas medidas, junto ao Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida, para ampliar a cobertura completa da vacinação na cidade. “Semana passada, por exemplo, iniciamos a aplicação da segunda dose nas indústrias de maior porte do município, aumentando então a cobertura vacinal no município. Pois somente com toda a população com as duas doses poderemos reduzir a circulação do vírus e de suas variantes, como a Delta”.

Mutirão de Vacinação

Com a nova reorganização na distribuição de doses da vacina contra a Covid-19 para as cidades pelo governo do Estado, somente às quartas, ação denominada Super Quarta realizada em agosto fica suspensa. A partir de agora, a Secretaria de Saúde de Aparecida realizará o Mutirão de Vacinação às sextas e sábados, em mais de 20 UBS´s disponíveis, enquanto houver estoque de doses, serão disponibilizadas mais de 4 mil doses para agendamento em 21 postos de vacinação durante o Mutirão da Vacinação. Os drives nesses dois dias continuam funcionando normalmente por livre demanda.