O Procon Goiânia apreendeu duas toneladas de produtos vencidos, em estabelecimentos comerciais da capital, durante operação de fiscalização que começou no início deste mês de março, em supermercados, peixarias e lanchonetes. Na operação, 34 comércios foram fiscalizados pela equipe do órgão.

De acordo com o Procon, a maior parte dessas apreensões ocorreu em uma peixaria, que fica no Jardim Novo Mundo, Região Leste da cidade. No local, os fiscais encontraram uma tonelada de peixe, acondicionada de maneira inadequada, impróprios para consumo.

Já em um supermercado localizado no Jardim Goiás, os fiscais apreenderam 300 kg de frutas, verduras, carnes, enlatados, bebidas, queijos e presuntos vencidos. As empresas autuadas, agora, têm o prazo de 20 dias para apresentar defesa, e as multas variam de R$ 700 a R$ 10 milhões.

Material de construção


O Procon Goiânia também autuou duas lojas de material de construção, uma no Jardins Cerrado 3 e outra no Setor Coimbra, por comercialização de produtos vencidos e expostos sem informações essenciais para o consumidor. Foram encontrados 400 kg de argamassas, 20 litros de esmalte para tinta de paredes e 18 kg de tintas, com validade vencida.

Todos os produtos foram descartados na presença da equipe do Procon Goiânia e de funcionários dos estabelecimentos.

O Procon Goiânia orienta o consumidor a denunciar a venda de produtos vencidos, por meio dos telefones 3524- 2942, 3524-2936 e aplicativo Prefeitura 24h.

“Esta é uma questão de saúde pública. Reforçamos que o consumidor fique atento na hora de ir ao supermercado. Ao perceber o descumprimento de alguma norma ou lei sobre seus direitos, deve comunicar ao Procon Goiânia”, orienta Carolina Pereira, presidente do órgão de defesa do consumidor da capital.

Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon Goiânia) – Prefeitura de Goiânia