O pastor Gilmar Silva dos Santos, que teria influência no Ministério da Educação (MEC), investiu R$ 100 mil para abrir uma faculdade de teologia em Goiânia. O contrato social registrado na Junta Comercial de Goiás (Juceg) mostra que ele é o único dono da instituição.

O nome de Gilmar foi citado pelo ministro Milton Ribeiro em áudios divulgados na imprensa. Nas gravações, o chefe do MEC indica que a prioridade de repasse de verbas seria ditada por dois pastores, a pedido do presidente Jair Bolsonaro. Depois, novo áudio do Ministério foi divulgado negando os favorecimentos. O religioso nega participar de “gabinete paralelo”.

Registro da faculdade

No contrato social da faculdade, divulgado em primeira mão pelo jornal O Globo, consta que o pastor dividiu as quotas em 100 participações de R$ 1 mil entre ele mesmo, que detém 100% do capital. A sede da instituição foi registrada no bairro Jardim América.


O pastor poderá fazer uma retirada mensal do caixa da faculdade, conforme consta no contrato social, e também distribuir lucros a partir dos balanços financeiros da instituição.


O contrato social, também obtido pelo g1, foi registrado em 8 de março deste ano, com a sigla ITCT – Instituto Teológico Cristo para Todos. No entanto, o pastor ministra um curso básico em teologia desde 2017 por um instituto com o mesmo nome. As videoaulas estão disponíveis em rede social do religioso.

O site da faculdade fez uma primeira publicação em 2021. A inscrição para o curso básico de teologia seria feita pelo site oficial do pastor. A unidade de ensino tem a missão de promover ensino bíblico-teológico de qualidade, segundo o site da instituição.
O portal da faculdade informa que o objetivo do curso básico de teologia é “preparar jovens, obreiros, pregadores e líderes com vistas formação bíblica e teológica” e que todos os cursos são certificados pelo próprio ITCT, que tem como seu diretor geral o pastor Gilmar Santos. “Essa certificação é aceita para consagração de obreiros nas principais convenções”, diz o site.
O g1 questionou o MEC, por meio de e-mail enviado às 15h05 desta quinta-feira (24), se a faculdade do pastor possui autorização para funcionamento, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

G1