A Delegacia de Homicídios da Capital (DH), órgão da Polícia Civil do Rio de Janeiro, está investigando a morte de oito pessoas após confronto envolvendo policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar neste sábado, na Comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, informou em uma nota.

De acordo com a DH, seis pessoas baleadas foram socorridas e levadas para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiram e faleceram.

“Já no início desta tarde, outros dois corpos foram transportados por moradores até a passarela que liga a favela à Vila Olímpica da Rocinha, onde ficaram até a chegada da perícia”, disse a DH em nota.

Os policiais militares estão sendo ouvidos na DH e as armas dos policiais militares envolvidos no tiroteio serão apreendidas, segundo a DH.

Mais cedo, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informou a morte de sete pessoas no confronto.

Os tiroteios começaram ainda de madrugada e os moradores, em pânico, começaram a postar nas redes sociais os barulhos do confronto.

Segundo a PM, homens do batalhão de choque, tropa de elite da corporação, faziam uma patrulha na comunidade “quando criminosos armados atiraram contra as equipes”, dando origem a um confronto.

De acordo com o relato da Polícia Militar, com baleados, foram apreendidos um fuzil, sete pistolas e duas granadas.

O Rio de Janeiro está sob intervenção federal na área da segurança há mais de um mês, mas mesmo assim vários casos de violência vem sendo registrados no Estado.

Segundo a PM, o saldo operacional de sua atuação na Rocinha, nos últimos seis meses, contabiliza 105 prisões e apreensão de mais de 100 armas, dentre elas 38 fuzis. Também foram apreendidas 69 granadas/artefatos explosivos, dois PMs morreram e oito ficaram feridos.

Fonte: Agência Reuters