A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia divulgou a 3ª edição do Boletim Epidemiológico Arboviroses, que reúne dados do monitoramento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, dengue, zika e chikungunya na Capital.

No documento, referente às três primeiras semanas de 2024, há a confirmação de 231 casos de dengue e outros 844 em investigação. Os dados deste ano apresentam uma redução de 45,9% em relação ao mesmo período de 2023 de dengue em Goiânia. No entanto, os cuidados precisam ser redobrados por toda a população da Capital, para que os números permaneçam controlados. Em todo o país, os dados são alarmantes, com mais de 55 mil casos notificados nas duas primeiras semanas deste ano e seis mortes.

“Apesar de Goiânia estar com os casos controlados, não podemos abrir mão dos cuidados diários em nossas residências. Cuidados simples e rotineiros que podem evitar a explosão de casos como acontece em todo o país”, alerta o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Em Goiás, vários municípios estão caracterizados como de alto risco para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Nossa situação não é crítica, mas precisamos redobrar os cuidados. Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) seguem realizando visitas domiciliares e orientando a população, mas o trabalho conjunto entre poder público e população é a principal estratégia para manter essas doenças controladas, afirma o titular da SMS, Wilson Pollara.

“Nossa rede de saúde está preparada com insumos e profissionais para atender casos graves. Mas nossa intenção é reduzir a necessidade de hospitalização, para isso é necessário evitar focos do mosquito, e a população deve ser protagonista nessa força-tarefa”, acrescenta o secretário de Saúde.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o estado corre o risco de ter epidemia de dengue, pois há a circulação simultânea de quatro sorotipos. Em 2023 a Capital confirmou mais de 19 mil casos de dengue, com 36 casos graves. “É importante a união de esforços para que neste ano a gente consiga diminuir os impactos da doença na população, esse é nosso objetivo”, detalha Pollara.

Sintomas
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode variar desde casos assintomáticos até quadros graves. Entre os sintomas estão febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e dor abdominal intensa.

Cuidados diários nas residências:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada
Colocar areia nos pratos de plantas
Recolher e acondicionar o lixo do quintal
Limpar as calhas
Cobrir piscinas
Cobrir bem a cisterna
Deixar as lixeiras bem tampadas
Limpar a bandeja externa da geladeira
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado
Cobrir bem todos os reservatórios de água