O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), afirmou que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está no “limite”, neste domingo (24), enquanto recebia 65,5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford em Goiânia.

O percentual de ocupação dos leitos de UTI chegou a 74,03% neste domingo, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Para Caiado, este aumento acentuado nos últimos dias preocupa o governo.

“A transmissibilidade [da Covid-19] tem sido alta. A letalidade tem mantido o percentual de 2% e também temos a preocupação com finais de semana e eventos. Estamos naquele limite. Não podemos ter uma oscilação para mais nesse quadro que estamos vivendo agora”, destacou o governador.

Ronaldo Caiado pontuou que o governo pede, neste momento, “equilíbrio, moderação e conscientização” da população goiana.

“O cidadão se conscientizou que pode ajudar a não ter um maior índice de contaminação? Então nos ajude. Com o tempo vamos vacinar todo mundo”, pondera.

O estado acumula desde o início da pandemia 338.141 pessoas contaminadas pelo coronavírus e 7.286 mortes provocadas pela doença, segundo dados da SES divulgados neste domingo.

Segundo a SES-GO, os lotes com as 65,5 mil doses da vacina estão sendo separados e organizados para serem distribuídos aos municípios. Segundo a pasta, “esta remessa é exclusivamente para vacinação de trabalhadores de saúde das instituições de saúde”.

Doses da vacina AstraZeneca chegam a Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/PRF
Doses da vacina AstraZeneca chegam a Goiânia Goiás — Foto: Reprodução/PRF

Ainda segundo a SES, a ordem de prioridade entre esses profissionais que deverão receber as doses é definida por locais de atuação:

  1. Hospitais;
  2. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) / Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) / Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate);
  3. Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
  4. Consultórios/Laboratórios.

A secretaria detalha ainda que, entre os hospitais ranqueados em primeiro nível de prioridade, receberão primeiro as doses os que se dedicam exclusivamente aos atendimentos de pessoas infectadas pelo coronavírus ou com suspeita. Depois de contemplar esse grupo é que as vacinas serão repassadas aos demais hospitais.

Também conforme divulgado pela SES, essa ordem é válida para hospitais públicos, filantrópicos e privados, “sem distinção de natureza jurídica”.

Vacinação em Goiás

Dez das maiores cidades goianas já imunizaram, juntas, mais de 18 mil pessoas com as doses da CoronaVac. O reforço deve ser dado em até 28 dias, e essas segundas doses já estão garantidas aos mais de 87 mil que devem ser imunizados com o primeiro carregamento que chegou a Goiás – na última segunda-feira (18).

Diferente da CoronaVac, a AstraZeneca deve ter todo o lote usado em primeiras doses, ou seja, sem que o estado “segure” metade para garantir o reforço.

Segundo a SES, a decisão foi tomada porque a segunda dose da AstraZeneca só deve ser dada após 12 semanas da primeira aplicação, o que seria tempo suficiente para a chegada de nova remessa da vacina.

Governador Ronaldo Caiado aplica dose da vacina contra a Covid-19 na primeira goiana imunizada em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Governador Ronaldo Caiado aplica dose da vacina contra a Covid-19 na primeira goiana imunizada em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

G1