O plenário da Câmara de Goiânia aprovou por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (23/11) o projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), que acrescenta à denominação do Parque Mutirama o nome do ex-prefeito Iris Rezende Machado. A lei, aprovada em segunda votação hoje, segue para a sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e determina que o equipamento municipal passe a ser denominado Parque Iris Rezende Machado – Mutirama.

O projeto de lei é parte das homenagens prestadas pela Câmara de Goiânia ao ex-prefeito Iris Rezende, que morreu no último dia 9. “Iris tinha um carinho especial pelo Mutirama. O parque foi o primeiro equipamento público, gratuito, destinado ao lazer da população em Goiânia. O Mutirama foi e ainda é a principal opção de entretenimento para as crianças e famílias mais simples da capital”, afirma Policarpo.

O Mutirama foi inaugurado 1969, sem a presença de Iris, cujo mandato de prefeito de Goiânia havia sido cassado pela ditadura militar. Exatos 50 anos depois, em 2019, já em sua última administração, Iris revitalizou e reabriu o parque público. Na ocasião, anunciou o fim de cobrança de ingressos do público. Naquele ano, em ação proposta por Policarpo, a Câmara de Goiânia destinou parte de seu duodécimo para o custeio do complexo, localizado ao lado do Parque Botafogo, no Centro da capital.

O presidente da Câmara de Goiânia relembrou que, na reinauguração do Mutirama, em seu último mandato como prefeito, Iris contou que concebeu e construiu o Mutirama, nos anos 1960, inspirado em outras capitais do Brasil e do mundo que já tinham parques públicos.