O município de Alto Paraíso decretou estado de emergência ambiental. O documento foi editado nesta quinta-feira (23/09) após 11 dias de incêndios que atingem a vegetação da Chapada dos Veadeiros.

“Fica declarada situação de emergência ambiental no município de Alto Paraíso de Goiás em razão dos incêndios e queimadas, no período que abrange a entrada em vigor deste Decreto até 30 de novembro de 2021”, diz o decreto.

A declaração de emergência ambiental permite dispensa licitações para contratos de “aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres.”

De acordo com o prefeito Marcus Adilson Rinco (DEM), a situação nesta quinta está “mais controlada” e o foco da força-tarefa está no combate aos novos focos de incêndio que surgem. “Nós editamos um decreto de situação de emergência para que isso possa abrir possibilidades de buscarmos mais apoio, mais recursos na alçada federal. Mas eu ressalto que a situação está hoje muito mais controlada”, afirmou o prefeito.