Grupo realiza manifestação pela preservação da Amazônia, em Goiânia

Grupo realiza manifestação pela preservação da Amazônia, em Goiânia

Durante ato, policiais jogaram spray de pimenta em estudantes que ultrapassaram limite estabelecido por grade em frente à sede do Governo. Manifestantes jogaram líquido vermelho para representar “sangue”.

Um grupo de estudantes realizou um ato na tarde desta sexta-feira (23), em Goiânia, pela preservação da Amazônia. Segurando cartazes com frases em defesa da causa ambiental, os estudantes se estiveram na porta do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e seguiram até o Monumento das Três Raças, na Praça Cívica.

Durante a manifestação, alguns estudantes ultrapassaram o limite estabelecido pela Polícia Militar, com grades em frente à sede do Governo de Goiás, e foram atingidos por sprays de pimenta. No local, os manifestantes jogaram um líquido vermelho, que, segundo eles, é feito com corante comestível, para representar o “sangue do genocídio indígena e da morte de animais, ocasionado pelo desmatamento”.

Estudante joga líquido vermelho em frente à sede do Governo de Goiás — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1
Estudante joga líquido vermelho em frente à sede do Governo de Goiás — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1

Alguns estudantes cobriram os rostos. No sinaleiro, ocuparam a faixa de pedestre e gritaram frases como: “Salve a Amazônia” e “Cerrado de pé”.

Organizado por duas alunas do Instituto Federal de Goiás (IFG), o ato faz parte do movimento “Sexta-feira pelo futuro”.

“É um movimento independente, organizado por estudantes, seguindo a ideia do Fridays for Future, que é um movimento global político estudantil pela causa ambiental, defesa climática”, disse a estudante Ana Clara Mendonça Teles.

Segundo ela, a intenção do ato é despertar a consciência da população sobre a importância de preservar a natureza.

“Queremos conversar com a população sobre como diminuir nosso impacto ambiental, falar da poluição em geral, de como nosso governo deu total liberdade para o uso de agrotóxicos e mostrar a importância de conservar a natureza”, afirmou a jovem.

Manifestantes usaram cartazes para alertar motoristas  — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1
Manifestantes usaram cartazes para alertar motoristas — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1

Spray de pimenta

Os estudantes questionaram a ação da PM. “Foi desnecessário o que eles fizeram. Não estamos depredando nada. Só pergunto a eles, se precisava usar spray de pimenta em uma menina que tem nem a metade do tamanho dele?”, disse o estudante Filipe Gonzaga Lacerda.

Após o uso do spray de pimenta, policiais conversaram com os manifestantes pedindo que eles se organizassem e não entrasse na área demarcada para evitar novos incidentes. O G1 entrou em contato com assessoria da PM para um posicionamento sobre a ação dos militares e aguarda o retorno.

Ao final do ato, o grupo ainda tentou jogar o líquido vermelho no Monumento das Três Raças, mas foram impedidos pelos policiais. Diante dos militares, eles voltaram a despejar o líquido que fazia alusão ao sangue. Pouco depois, o movimento se dispersou.

Grupo encerrou o ato em frente ao Monumento das Três Raças, na Praça Cívica, em Goiânia — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1

Fonte: Portal G1

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio