Durante ato, policiais jogaram spray de pimenta em estudantes que ultrapassaram limite estabelecido por grade em frente à sede do Governo. Manifestantes jogaram líquido vermelho para representar “sangue”.

Um grupo de estudantes realizou um ato na tarde desta sexta-feira (23), em Goiânia, pela preservação da Amazônia. Segurando cartazes com frases em defesa da causa ambiental, os estudantes se estiveram na porta do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e seguiram até o Monumento das Três Raças, na Praça Cívica.

Durante a manifestação, alguns estudantes ultrapassaram o limite estabelecido pela Polícia Militar, com grades em frente à sede do Governo de Goiás, e foram atingidos por sprays de pimenta. No local, os manifestantes jogaram um líquido vermelho, que, segundo eles, é feito com corante comestível, para representar o “sangue do genocídio indígena e da morte de animais, ocasionado pelo desmatamento”.

Estudante joga líquido vermelho em frente à sede do Governo de Goiás — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1
Estudante joga líquido vermelho em frente à sede do Governo de Goiás — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1

Alguns estudantes cobriram os rostos. No sinaleiro, ocuparam a faixa de pedestre e gritaram frases como: “Salve a Amazônia” e “Cerrado de pé”.

Organizado por duas alunas do Instituto Federal de Goiás (IFG), o ato faz parte do movimento “Sexta-feira pelo futuro”.

“É um movimento independente, organizado por estudantes, seguindo a ideia do Fridays for Future, que é um movimento global político estudantil pela causa ambiental, defesa climática”, disse a estudante Ana Clara Mendonça Teles.

Segundo ela, a intenção do ato é despertar a consciência da população sobre a importância de preservar a natureza.

“Queremos conversar com a população sobre como diminuir nosso impacto ambiental, falar da poluição em geral, de como nosso governo deu total liberdade para o uso de agrotóxicos e mostrar a importância de conservar a natureza”, afirmou a jovem.

Manifestantes usaram cartazes para alertar motoristas  — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1
Manifestantes usaram cartazes para alertar motoristas — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1

Spray de pimenta

Os estudantes questionaram a ação da PM. “Foi desnecessário o que eles fizeram. Não estamos depredando nada. Só pergunto a eles, se precisava usar spray de pimenta em uma menina que tem nem a metade do tamanho dele?”, disse o estudante Filipe Gonzaga Lacerda.

Após o uso do spray de pimenta, policiais conversaram com os manifestantes pedindo que eles se organizassem e não entrasse na área demarcada para evitar novos incidentes. O G1 entrou em contato com assessoria da PM para um posicionamento sobre a ação dos militares e aguarda o retorno.

Ao final do ato, o grupo ainda tentou jogar o líquido vermelho no Monumento das Três Raças, mas foram impedidos pelos policiais. Diante dos militares, eles voltaram a despejar o líquido que fazia alusão ao sangue. Pouco depois, o movimento se dispersou.

Grupo encerrou o ato em frente ao Monumento das Três Raças, na Praça Cívica, em Goiânia — Foto: Rodrigo Gonçalves/G1

Fonte: Portal G1