Os contribuintes de todo o país podem agora acompanhar em tempo real a evolução da receita de seus estados. A Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia lançou nesta quarta-feira, 22 de julho, o Painel das Medidas de Suporte aos Entes Federais, que cruza dados de transferência de recursos e suspensão de dívida com informações do comportamento da arrecadação nos estados.

O painel está disponível neste link: https://monitora-suporte-federativo.herokuapp.com/.“Vamos mostrar a dimensão da queda de receita e do auxílio implementado, para avaliar se suporte é suficiente”, disse o diretor da Secretaria Especial de Fazenda, Caio Megale, ao apresentar a ferramenta, em entrevista coletiva. O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, diz que o objetivo é trazer transparência.

“Com os dados, vamos tomar as melhores decisões possíveis. Olhar para a verdade. O painel traz muitas informações importantes para que seja feita a melhor alocação neste momento de escassez de recursos”, disse Funchal.

A ferramenta de informação se originou de um estudo produzido pela Secretaria para acompanhamento dos programas de auxílio efetuados pelo governo federal com base na Lei Complementar nº 173, de 2020, que permitiu a transferência direta de recursos e a suspensão de dívidas com a União.