Em uma série de tutoriais e artigos, o Google passa a ajudar norte-americanos na compra da casa própria. Em parceria com o Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), agência do governo dos Estados Unidos responsável pela proteção do consumidor no setor financeiro, a gigante quer auxiliar na aquisição de imóveis no país.

Os artigos e seus desdobramentos mais detalhados são acessados ao pesquisar por “mortgage” (“hipoteca”, em tradução livre). Os resultados das pesquisas apresentam seções que descrevem processos de compra, refinanciamentos, dicas de pesquisa, sugestões de procura e planejamento financeiro.

Como o a Busca do Google irá ajudar?

a

Algumas das guias são: “procedimentos”; “preparação de compra”; “como fechar negócio”; “checagem de crédito”; “calcular gastos” e “explorar ofertas”. Mais delas também estão disponíveis; contudo, após ligeira inspeção, constatamos que esses resultados especiais de pesquisa não estão disponíveis nas buscas feitas no Brasil.

Ao mesmo tempo que oferece versões resumidas das orientações para a aquisição de um imóvel, as páginas especiais também te encaminham para notícias e artigos de assuntos relacionados. Além disso, há dicas sobre refinanciamento para compradores recentes que tiveram orçamento familiar afetado pela pandemia da covid-19.

Até o momento, o recurso é exclusivo dos Estados Unidos. Considerando sua complexidade — envolvimento de instituições, leis e normas locais — é difícil que o recurso seja levado a outros países rapidamente. Ainda assim, seria uma ajuda bem-vinda para sanar dúvidas em uma das etapas mais importantes da vida pessoal.

Olhar Digital