O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSPGO), está realizando teste da Covid-19 em todos os servidores que compõem as forças de segurança. No total, serão realizados cerca de 24.200 exames. A previsão é de que até nesta terça-feira, dia 23, mais de 9 mil pessoas sejam testadas. Por ser uma área estratégica e atuante nas ações de combate ao coronavírus, a tropa está tendo as mesmas prioridades de acesso a Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e aos testes para detectar a doença.

“As forças de segurança de Goiás devem ter as mesmas prioridades que os servidores da saúde, por também atuar na linha de frente no combate ao novo coronavírus”, disse o governador Ronaldo Caiado durante videoconferência com a cúpula da Segurança Pública e a Secretaria Estadual de Saúde.

Os exames começaram a ser realizados na última semana. Está sendo seguido um calendário elaborado em conjunto com as corporações e instituições que compõem a SSPGO. A triagem vai servir para uma análise mais complexa sobre a contaminação pelo Sars-Cov-2. Todos os servidores testados responderam, antes de ter o material coletado, um questionário sobre seus comportamentos em relação aos protocolos de saúde (como uso de máscaras e a higienização das mãos) e patologias que compõem o grupo de risco de complicação pela doença. A previsão é de que até a próxima semana a testagem em massa seja concluída.

Os testes estão sendo realizados pelos próprios servidores da pasta, que possuem habilitação na área da saúde e autorização para realizar o procedimento. A metodologia que está sendo aplicada é a de sorologia, quando são coletadas amostras sanguíneas com o objetivo de identificar se o servidor já foi ou se está infectado pela doença. Nessa modalidade de exame é possível avaliar a presença dos anticorpos para o vírus, o que define que a pessoa já teve contato com o Sars-Cov-2.

Casos confirmados

De acordo com a última atualização, realizada neste último domingo, dia 21, 470 servidores da Secretaria de Segurança Pública, entre todas as corporações e instituições, estão de quarentena. Nesse total, estão incluídos os servidores que testaram positivo e aqueles que estão sob suspeita de contaminação. Até o momento foram registrados dois óbitos por Covid-19.

Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás