A Agência Brasil Central (antiga Agecom), Detran-GO  são alvo de mandados de busca e apreensão da Operação Sofisma, realizada pela Polícia Civil do Estado de Goiás na manhã desta quinta-feira, 23.

Na ABC, estão sendo investigadas as gestões do diretor Luiz Siqueira (2014/2015/2016/2017), e do diretor adjunto Danin Júnior (2014/2015/2016/2017). Este último trabalha atualmente na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), motivo pelo qual foi cumprido mandado pela PC-GO no local.

No Detran-GO foram apreendidos cerca de 500 processos, e as investigações tem como alvos as gestões de João Furtado (2014/2015) e Manoel Xavier (2016/2017).

Não houveram mandados de prisão, apenas busca e apreensões. No entanto, quatro pessoas foram intimadas para serem interrogadas neste momento.

Segundo informações preliminares da Polícia Civil, há indícios de que os contratos firmados a partir de 2014, entre a então Agecom, Detran-GO, e veículos de comunicação para divulgação de campanhas educativas seriam superfaturadas.

Confira a lista completa dos alvos da operação: 

Cristiano Livramento da Silva, jornalista do Blog 24 Horas
Marcia Regina de Paiva Bittencourt
João Bosco Bittencourt, jornalista e ex-presidente da ABC
João Furtado de Mendonça Neto, ex-presidente do Detran-GO
Luiz Carlos Alves, radialista
Eni Isabel de Aquino Alves, radialista e mulher de Luiz Carlos Alves
Cleuber Carlos Nascimento, radialista do Blog Cleuber Carlos
Luiz José Siqueira, ex-presidente da Agecom, hoje ABC
Manoel Xavier Ferreira Filho, ex-presidente do Detran-GO
Antonio Augusto Passos Danin Junior, jornalista e ex-funcionário da Agecom
Carlitos Ramos Verano, publicitário
Fernando Azevedo de Souza Verano
Maria do Socorro Correa Neves Verano
Danilo da Silva Dias
Investo Comunicação e Marketing (responsável: Renato Rodrigues da Cunha Filho)
Espaço Nobre Comunicação e Marketing LTDA (responsável: Cleusa Maria de Carvalho)
Logos Propaganda LTDA (responsável: Albertine de Paula Souza)
Detran-GO
Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego)
Agência Brasil Central (ABC – antiga Agecom)

Procurados pela reportagem, os ex-gestores da antiga Agecom e do Detran não foram encontrados. O espaço para manifestação permanece aberto. Já a Agência Brasil Central (ABC) e o Detran-GO se pronunciaram sobre a operação por meio de nota. Confira o comunicado da ABC:

A Agência Brasil Central (ABC) informa que apoia completamente e vem colaborando com a Policia Civil, que, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou na manhã desta quinta-feira (23/1) a Operação Sofisma. A ação investiga contratos de mídia com suspeita de superfaturamento firmados entre a extinta Agecom e o Detran-GO com blogs e sites em gestões anteriores do Governo de Goiás. Detalhes sobre a Operação serão divulgados pela Dercap em entrevista coletiva às 11 horas, na sede da delegacia.

Goiânia, 23 de janeiro de 2020

Agência Brasil Central

Nota do Detran sobre a Operação Sofisma:

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) esclarece que apoia completamente e vem colaborando com a Policia Civil, que, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou na manhã desta quinta-feira (23/1) a Operação Sofisma. A ação investiga antigos contratos de mídia com suspeita de superfaturamento firmados entre a extinta Agecom e o Detran-GO com blogs e sites em gestões anteriores do Governo de Goiás. Detalhes sobre a Operação serão divulgados pela Dercap em entrevista coletiva às 11 horas, na sede da delegacia.

Goiânia, 23 de janeiro de 2020
Comunicação Setorial do Detran-GO

Nota do Canal Gama:

“O radialista e jornalista Luiz Gama, editor do portal de notícias CANAL GAMA, refuta com toda veemência qualquer acusação de pertencer a esquema com objetivo de atacar quem quer que seja através de Fake News ou de outro meio.

Colaboramos 100% com as investigações desde sempre. Somos um portal de notícia com credibilidade e grande audiência. Em agosto de 2019 chegamos a 2.300.000 (dois milhões e trezentos mil) de views. Esta grande audiência do Canal gama está provada em Ata Notarial de cartório público em ação cível que trata do mesmo assunto.

Luiz Gama tem 38 anos de trabalho como radialista e como jornalista nos principais veículos de comunicação do estado de Goiás. Todas as notícias veiculadas no Canal Gama também foram veiculadas nas principais emissoras de TV e jornais de grande circulação em Goiás.

Recebemos mídias de governos nos três níveis. Já anunciamos o Governo federal, o Governo do Estado de Goiás e várias prefeituras. Nossa tabela de preços é a mesma para qualquer tipo de anúncio público.

O nosso estilo crítico e ácido pode até incomodar a muitos, mas é, segundo decisão recente do STF, nosso direito de manifestar, inclusive com deboche.

Temos sofrido sim em Goiás uma enorme perseguição por alguns setores da política goiana, que tem utilizado de todas as formas de intimidação, de assassinato de reputação e de censura. Somos sobreviventes!

Não seremos intimidados por ações injustas e absurdas em qualquer nível, nem por notas maldosas e ou outras ações covardes e igualmente canalhas com intuito de perseguição”.

O editor do blog Goiás 24Horas, Cristiano Silva, esteve na manhã desta quinta-feira, 23, na sede da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Decarp) e falou sobre a Operação Sofisma, da qual é alvo.

“Qual é a irregularidade que existe quando um veículo de comunicação veicula campanhas de governo durante a sua existência? O que está acontecendo com o Goiás 24Horas é o seguinte: o promotor de Justiça, Fernando Krebs foi criticado duramente pelo site no passado, não gostou e moveu uma ação contra Cristiano Silva”, afirma o jornalista.

Segundo Cristiano, eles se encontraram em juízo e chegaram a fazer um acordo que culminou na retirada de tais matérias do blog. “Também publicamos por 30 dias um texto escrito pelo Krebs de próprio punho. Só que ele é um sujeito altamente vingativo, rancoroso”, relatou o jornalista, ao apontar que a Lei de Abuso de Autoridade possa esclarecer possíveis falhas no MP-GO.

O editor do blog questionou qual seria a irregularidade, uma vez que as campanhas foram veiculadas. “Se não tivessem sido veiculadas eu entenderia, mas o serviço foi prestado. Essa é uma jogada política, por parte de um promotor político. Vou provar que essa ação dele é um caso de abuso de autoridade”, adianta.

“Nossa defesa vai mostrar que tudo o que foi enviado pela agência de publicidade, saiu no blog”, argumenta ao ressaltar que o Goiás 24Horas tem cerca de dois milhões de acessos por mês. Ele também indagou o motivo pelo qual apenas alguns veículos foram alvo da investigação.

Procurado pela reportagem,  Fernando Krebs informou que  a ação é da Polícia Civil. “Quanto às acusações dele, estas serão objeto de nova ação judicial de indenização por danos morais e de ação penal. Já acionei o advogado da AGMP para propó-las”, informou.

Fonte: Jornal Opção