A busca por exemplos de empreendedores que conseguiram transformar suas paixões em fonte de renda é o mote do Fest Pelo Mundo, ‘road trip’ de entrevistas que a jornalista e empresária Monique Evelle comanda durante o Menos30 Fest. O evento acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro com transmissão no g1 e na página do g1 no YouTube.

Monique é apresentadora do podcast Caminhos Intuitivos, do Globoplay, e fundadora da plataforma Inventivos, que funciona como uma comunidade de aceleração para profissionais autônomos e empreendedores.

Na atração que comandará nos três dias do Menos30 Fest, sempre às 18h20, Monique percorre cidades da Colômbia e dos Estados Unidos para conhecer a vivência de pessoas que encontraram a realização em suas atividades profissionais – e que, mesmo distantes, compartilham realidades próximas a de diversas regiões do Brasil.

“Austin (EUA), por exemplo, a gente percebeu que está muito parecido com Salvador: as maiores empresas começaram a entender a importância de sair de São Paulo e ir para Salvador e outras cidades no Nordeste, assim como nos Estados Unidos as empresas começaram a sair do Vale do Silício e ir para Austin e Miami”, explica Monique. “Isso gera um ecossistema muito pulsante.”

Trajetórias empreendedoras

Entre as histórias, estão a do colombiano que desenvolveu uma experiência turística para preservação histórica da região que abrigou os ‘palenques’ – considerados os primeiros quilombos libertos das Américas – e do brasileiro que migrou para os Estados Unidos e virou mentor de um programa de startups do Google.

Monique destaca a semelhança também na sensação de desafio ao trilhar um caminho profissional que, muitas vezes, depende apenas dos próprios esforços. “Empreendedores são solitários na jornada, então, quando começam a se enxergar em outras pessoas, distantes ou próximas, se veem com mais confiança”, afirma.

Muito desta percepção vem, também, da própria trajetória. “Eu comecei no empreendedorismo quando tinha 16 anos, mas não sabia exatamente que isso era empreender. A gente vai descobrindo os termos e se descobrindo nesse lugar de empreendedor depois”, lembra.

Apoio às novas iniciativas

Nascida em Salvador, Monique cursou Humanidades na Universidade Federal da Bahia, trabalhou como repórter e desenvolveu projetos como o Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais; o Sharp, hub de inteligência cultural; e sua mais recente iniciativa, a Inventivos, que oferece formação e troca de experiências entre empreendedores.

“A Inventivos foi fundada no meio de um momento caótico, em agosto de 2020, tentando fazer com que o Brasil se torne mais empreendedor e menos precarizado, principalmente quando a pandemia passar de vez”, diz. “Se não há espaço para todo mundo no futuro do trabalho, precisamos das habilidades sociais, cognitivas e técnicas para essa missão.”

Menos30 Fest – Como assistir

Menos30 Fest acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro, reunindo debates, entrevistas e oficinas em formato 100% digital, com transmissão no g1 e na página do g1 no Youtube. Para acompanhar o evento, clique aqui e veja como se inscrever.

G1