A Saneago concluiu as obras da adutora de 3,6 quilômetros de extensão que interliga os sistemas Delfiori e Independência Mansões de fornecimento de água, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana da capital. Segundo a companhia de saneamento estadual, a implantação da adutora vai reduzir os riscos de desabastecimento da região durante a estiagem.

Segundo a Saneago, a obra começou em junho e foi concluída no último final de semana (18 e 19). “Com isso, além de garantir o abastecimento de água nos bairros Independência, Independência Mansões, Colina Azul, Virgínia Park e adjacências, a integração dos sistemas possibilitará a ampliação do atendimento para mais de 2 mil famílias”, informa a estatal.

“Para aumentar a capacidade de produção de água no Sistema Delfiori”, a Saneago informa que está fazendo “a interligação de seis novos poços que, juntos, proporcionarão incremento de vazão de mais de 100 mil litros de água por hora”. Segundo a estatal, os poços já foram perfurados. As interligações pertencem à obra do Linhão Sul.

A companhia de saneamento informa ainda que interligações estão em andamento, como a adutora de 750 metros que interligará os Centros de Reservação Independência Mansões I e II. A obra vai possibilitar a funcionalidade deste último reservatório, com capacidade para 2 milhões de litros de água tratada.

Ainda segundo a empresa, esse investimento vai eliminar as intermitências no abastecimento devido a eventuais falhas no sistema, que capta água em poços considerados profundos. “Este reservatório tem ainda a função de dividir a região em zonas de pressão, reduzindo assim o número de vazamentos nas redes de distribuição”, afirma a Saneago.

A estatal relata ainda que está em Aparecida de Goiânia também está em ampliação o sistema de abastecimento de água tratada nos bairros Independência, Pontal Sul, Parque Ibirapuera, Jardim Esplanada e Cristal, com a interligação de cinco novos poços.