A Prefeitura de Goiânia encerrou, na noite desta terça-feira (21/02), a programação do evento Secult Folia, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas tenham prestigiado todos os eventos realizados desde a abertura do cronograma, na última quinta-feira (16/02). Durante seis dias, atrações como Concurso de Rainha e Rei Momo, Encontro de Blocos de Carnaval e desfiles de escolas de samba em diversos bairros, além do Bloco do Esquenta LGBTQI+, na Praça Tamandaré, movimentaram a capital.

“Encerramos com um saldo muito positivo, sem nenhuma intercorrência. Inclusive, quero agradecer e enaltecer o trabalho da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e também o pessoal da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) pelo total apoio nesses dias de eventos. Acompanhei de perto e pude perceber o quanto foi uma festa saudável, com a presença de idosos, crianças e famílias que se divertiram muito. Essa é a nossa proposta de gestão e de trabalho pela Cultura de Goiânia. Buscamos a democratização, diversificação de eventos, de públicos e de atrações”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

O estudante Daniel Souza marcou presença no bloco na Praça Tamandaré neste domingo (21/02), e parabenizou a prefeitura pela realização do evento inclusivo. “A galera da diversidade fica muito feliz em receber o apoio, o reconhecimento e, principalmente, o respeito da gestão municipal. Estamos aqui nos divertindo, dançando, brincando com amigos, e isso é muito bom. Carnaval é alegria, é cultura”, ressalta.

Laila Santoro, produtora cultural em Goiânia, prestigiou os eventos na maioria dos dias, e destaca alegria dos integrantes das escolas de samba e dos blocos. “Cada dia uma emoção diferente. Esse pessoal se esforça, sonha o ano todo com esse momento. O concurso foi lindo, o encontro de blocos nem se fala. A realização dos desfiles nos bairros é uma ideia muito bacana, pois é nos bairros que as escolas nasceram e construíram suas histórias cheias de superação, de desafios e de muitas alegrias. Portanto, ver no rosto de cada um a alegria de se fantasiar, desfilar e se divertir é muito emocionante e gratificante”, pontua a produtora.

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia