Medições apontam níveis pluviométricos acima do normal no Estado. Ações preventivas devem ser realizadas para evitar desastres.

Devido às previsões de fortes chuvas para os próximos dias no Estado, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad) pediu alerta aos donos de barragens. Medições do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em conjunto com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) apontam níveis pluviométricos entre 150 e 400 milímetros nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Segundo Marcos Antônio de Souza Menegaz, superintendente de recursos hídricos e saneamento da Semad, acima de 100mm já deve ser o bastante para cobrar maior atenção de quem possui barramentos em suas propriedades. Ainda, a Semad pede aos proprietários que mantenham comunicação com as Defesas Civis e com vizinhos de até 10km de distância da represa. Também é necessário que os reservatórios estejam com seus níveis de água reduzidos, para que em casos de cheia, possam receber e escoar água sem problemas.

A Semad pede para que sejam verificadas rachaduras nas ombreiras e taludes pois, nestes casos, o nível de água deve ser ainda mais reduzido. A desobstrução dos extravazores é importante para que não atrapalhe o fluxo da água. De forma alguma, os donos devem interferir na vegetação, por exemplo removendo árvores durante o período de chuva, pois pode acarretar em instabilidade na estrutura.

Fonte: Jornal Opção