O Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), abriu inscrições para os interessados em obter, adicionar ou mudar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita, pelo programa CNH Social. Nesta 5ª etapa da ação, são oferecidas 5.010 vagas.

Outras 22.020 vagas serão oferecidas no próximo ano. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) no Twitter na manhã desta segunda-feira (20/09), data em que a autarquia realizou a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito. “Começamos nossa semana com novidade para os goianos que querem conquistar a tão sonhada carteira de motorista, mas que não têm condições financeiras de arcar com os custos de tirar a habilitação ou mudar de categoria”, disse o chefe do Executivo na rede social.

A importância do programa foi reforçada pelo presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, durante a abertura. Com a 5ª etapa, o programa já totalizou 17 mil vagas. De acordo com ele, nesta fase, serão investidos R$ 7,6 milhões. Para o próximo ano, o programa demandará investimentos de R$ 33,3 milhões para contemplar 22.020 pessoas. O presidente esclareceu que as vagas serão divididas em três etapas, sendo 6 mil vagas para cada uma das duas primeiras (janeiro e maio) e 10.020 vagas para a terceira, em setembro.

Segundo Marcos Roberto, além de promover a capacitação de usuários das vias públicas, contribuindo para um trânsito mais seguro, o CNH Social se consolida como um dos maiores programas de inclusão social, oferecendo aos beneficiários mais uma opção de trabalho, pois parte das vagas é ofertada para os condutores que desejam se tornar motoristas de categorias profissionais (ônibus, caminhão e carreta).

Das inscrições


Os interessados em concorrer a uma das 5.010 vagas disponibilizadas nesta etapa devem realizar as inscrições até o dia 18 de outubro, exclusivamente, pelo site www.detran.go.gov.br.

Cada pessoa poderá se candidatar em apenas uma das modalidades do programa, dividido em Estudantil, Urbana e Rural. Para se inscrever, é necessário atender os critérios estabelecidos em edital, entre eles ter Cadastro Único para os programas sociais do governo federal (CadÚnico) ativo.

Os contemplados receberão isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico.

A pessoa com deficiência classificada dentro do número de vagas também se absterá de pagar pela junta médica. Por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), serão oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos.

Semana Nacional de Trânsito


Durante o evento de abertura, o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, enfatizou a importância da colaboração individual para a construção de um trânsito mais seguro e divulgou a programação das ações educativas a serem desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade que acontece de 18 a 25 de setembro.

Na SNT, o Detran-GO intensificará as ações educativas. Todos os dias, até 26 de setembro, serão realizadas atividades com o intuito de conscientizar a população da importância do respeito às leis de trânsito para prevenção de acidentes. Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Na tarde desta segunda-feira (20/09), estudantes visitarão o programa Detranzinho, que busca formar multiplicadores e estimular crianças e adolescentes a adotarem uma postura segura no trânsito; alunos do Colégio José Lobo realizarão visita monitorada ao Detran-GO; e profissionais da Escola Pública de Trânsito farão palestra sobre direção defensiva no município de Padre Bernardo, no entorno do Distrito Federal.