Durante a reunião ministerial desta segunda-feira, 20, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, apresentou um plano de 90 dias para centralizar e aprimorar a divulgação das ações do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é aumentar os índices de popularidade e consolidar a base de apoio de olho nas eleições de 2026.
Sidônio destacou a necessidade de alinhamento entre os ministérios e orientou que as principais realizações sejam divulgadas pelo próprio presidente Lula. Também incentivou os ministros a compararem suas gestões com a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro, evidenciando avanços e correções de rumos.
Na reunião, Lula reforçou a importância de uma comunicação mais eficaz e surpreendeu ao afirmar que Deus decidirá seu futuro político, mas garantiu que está se preparando para a disputa pela reeleição. “Preciso estar bem de saúde para 2026”, disse o presidente, segundo participantes do encontro.
Outro tema relevante foi a PEC dos Militares, defendida pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. A proposta visa impedir que membros das Forças Armadas que se candidatem a cargos eletivos retornem aos quartéis após a campanha. Múcio argumentou que a medida evitaria conflitos entre política e caserna e propôs que a regra entre em vigor a partir de 2026.
A reunião também reforçou o compromisso do governo em combater o bolsonarismo e consolidar políticas que fortaleçam o discurso petista nas próximas eleições.
Crise no pix
A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) também deve se reunir nesta semana para discutir estratégias de comunicação nas redes sociais. O encontro, que será de forma virtual, foi marcado após a crise gerada no governo com as “fake news” sobre uma suposta taxação do Pix. Em vídeo, o deputado federal Nikolas Ferreira informou que o governo federal pretendia taxar as transações.
Senadores, deputados federais, estaduais e vereadores foram convocados, bem como dirigentes da legenda. A apresentação da estratégia do governo tem como convidado o recém-empossado ministro da Secretaria de Comunicação Social. Na última semana, o governo recuou sobre o Pix após a equipe de Sidônio declarar “batalha perdida”.
Antes do anúncio de recuo no monitoramento, o novo time de comunicação do governo concluiu que a onda de notícias falsas sobre o mecanismo da Receita Federal estava “consolidada” e já não havia mais o que fazer quanto à estratégia de mídia. Posteriormente, a deputada Erika Hilton (PSOL), da base do governo, gravou um vídeo desmentindo as informações de Nikolas.
Em entrevista à CNN, a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse que a reunião não se trata de um curso. “É uma plenária com dirigentes e parlamentares e convidamos o ministro para fazer uma fala sobre estratégia de comunicação. Independente do que aconteceu, esse evento já estava nos nossos planos”, afirmou.
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