Goiás começa a usar CoronaVac na vacinação de crianças contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (24), segundo o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino. O uso do imunizante foi autorizado na quinta-feira (20) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitário para quem tem entre 6 e 11 anos. Até então, apenas doses da fabricante Pfizer estavam permitidas.

O secretário disse que tem 180 mil doses da CoronaVac em estoque. Além disso, algumas cidades ainda têm algumas quantias guardadas, visto que o reforço de adultos para quem tomou as duas doses está sendo feita com a Pfizer.

“Temos 180 mil doses no estoque da Secretaria de Estado da Saúde. Dessas, vamos distribuir 90 mil para garantir a 2ª dose, tendo em vista que o intervalo entre elas é de 28 dias. Certamente, segunda-feira será um dia de significativa aplicação no nosso estado”, disse Alexandrino.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda a liberação por parte do Ministério da Saúde para fazer a imunização de crianças com a CoronaVac.

Ismael Alexandrino disse ainda que não há previsão de recebimento de novas doses de CoronaVac, pois não há mais contrato entre o governo federal e o Butantan, que fabrica o imunizante no país.

Vacinas contra a Covid-19 da CoronaVac — Foto: Américo Antonio/Sesa
Vacinas contra a Covid-19 da CoronaVac — Foto: Américo Antonio/Sesa

“Nós estamos, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, do qual sou vice-presidente, fazendo esse diálogo com o Ministério da Saúde, para que esse contrato seja reativado e possamos avançar rapidamente na vacinação de crianças”, disse.

O envio será feito a partir desta sexta-feira (21), junto com o segundo lote de doses da Pfizer que tinha sido recebido. A Secretaria de Estado da Saúde tinha informado que as vacinas da Pfizer chegaram em uma temperatura abaixo do previsto. Porém, uma análise mostrou que os imunizantes são seguros para o uso.

Diferente das vacinas da Pfizer, que possuem dosagem e fórmula diferenciada para crianças, a Coronavac será aplicada com a mesma fórmula e dosagem dos adultos.

Veja regras para uso da CoronaVac em crianças

  • CoronaVac está liberada para público entre 6 e 17 anos
  • Não pode ser aplicada imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade
  • Aplicação está liberada para público com comorbidades (doenças ou condições prévias que agravam a Covid-19)
  • Imunização será em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias
  • Vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica.

G1