O Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) realiza no dia 20 de novembro, a inauguração da exposição “Goiânia 90 anos – Da chegada do moderno ao início do contemporâneo”. A abertura será às 19 horas no Museu de Arte Contemporânea de Goiás, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A mostra estará aberta ao público para visitação a partir do dia 21 de novembro, das 14h às 20h.

O objetivo da exposição é homenagear os 90 anos de Goiânia por meio de 90 artistas que se relacionam com a capital. Devido à caracterização da cidade, que teve uma proposta de modernismo e progresso desde o seu plano piloto, a exposição está focada nos artistas que trabalharam e se relacionaram com essa linguagem moderna. Então, participam os primeiros artistas modernos e daí em diante, até a entrada da arte contemporânea na capital.

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, a proposta do Sesc de impactar a sociedade de maneira positiva vem se reafirmando ao longo desses anos. “Afinal, temos um papel relevante na capital desde a implantação do Sesc em 1947, ou seja, fazemos parte da história da capital há 76 anos, desses 90 de Goiânia”, frisa.

De acordo com o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o evento vai trazer a essência da arte goiana contemplando o trabalho de artistas de diferentes gerações que viram Goiânia crescer e se transformar. “A exposição traz consigo essa representação do que Goiânia foi e do que é hoje. O Sesc vem ao encontro da celebração da história, arte e tradição, comemorando os 90 anos dessa cidade encantadora”, destaca.

A exposição é uma realização do Sesc Goiás e conta com o apoio da Galeria Arte Plena, dos Museus de Arte Contemporânea de Goiás (Governo do Estado), Museu de Arte de Goiânia (MAG – Prefeitura de Goiânia), do Centro Cultural UFG e de colecionadores pelo empréstimo das obras desta exposição. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria de Estado da Retomada.