A geração Z, representada por aqueles que nasceram depois dos millennials, é comumente ligada a algumas características, como ter períodos de atenção curtos, ter crescido em um ambiente tecnológico ativo e não checar o próprio e-mail. Apesar dessas visões serem populares no mundo do marketing, a verdade é que os profissionais da área estão acostumados a se adaptar — e engajar a geração Z por meio de e-mail marketing não é diferente. É o que afirma o empreendedor Syed Balkhi, cofundador das empresas WPBeginner, OptinMonster and WPForms, em artigo para o Entrepreneur.
Ele listou 7 dicas para engajar a geração Z por meio dessa ferramenta. Veja abaixo:
1. Faça e-mails curtos
A geração Z prefere ver apenas algumas frases e algumas imagens no e-mail — do contrário, vão deletá-lo rapidamente. Evite escrever e-mails longos, apenas com blocos de texto. Eles não lerão e vão cancelar a inscrição o mais rápido possível.
2. Personalize
A geração Z sabe que você tem acesso a muitos dados online, então não tenha medo de usá-los. Envie um cupom um dia depois de comprarem um novo par de tênis no seu site. Se você perceber que um determinado segmento sempre clica em links a respeito de um certo tópico, ofereça recursos adicionais sobre ele. Veja o que seus leitores fazem e ajuste as campanhas de acordo com isso.
3. Identifique claramente sua marca
Esse público recebe muitos e-mails, então certifique-se de identificar sua marca neles. Você também pode lembrá-los sobre o motivo de estarem recebendo o e-mail (“Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu em…”) para ter ainda mais certeza de que eles sabem quem você é.
4. Escreva no assunto algo atraente e capaz de engajar
O campo do assunto pode influenciar fortemente se a geração Z vai ou não abrir o seu email. Você pode ter apenas alguns segundos para chamar a atenção por causa do filtro de conteúdo inato que eles possuem, então faça valer a pena.
5. Trabalhe com profissionais de e-mail marketing
Peça a um redator que escreva e-mails atraentes, capazes de engajar e que não sejam as mesmas mensagens que a geração Z já está cansada de ver. Deixe de lado as mensagens insistentes de venda e chame um web designer para criar o e-mail moderno e divertido que eles desejam.
6. Explique como sua marca combina com a identidade deles
A geração Z quer saber sobre seus produtos. Mas, mais do que isso, quer saber se sua marca é uma boa opção. Isso envolve falar sobre os valores da sua empresa, adequar a linguagem utilizada, a forma que você desenvolve um relacionamento com eles e o tipo de experiência que entrega.
7. Envie a eles o que eles querem
A maior parte da geração Z quer cupons, promoções e ofertas especiais por e-mail, e ignora as atualizações sobre a empresa e links para blogs e outros recursos. Eles esperam que você entregue atualizações em outro lugar, como nas redes sociais. Portanto, tenha mensagens diferentes em cada canal.
Você pode ter várias ideias preconcebidas sobre a geração Z, especialmente no que diz respeito a e-mail marketing. Mas, diferentemente de outras gerações, eles ainda usam e-mail todo dia. Eles estão acostumados a ter acesso à informação o tempo todo, e com o e-mail não é diferente.
“Em vez de mudar seu orçamento de marketing para outros canais como as redes sociais, considere manter uma boa parte dele para o e-mail. Você pode se surpreender com o quanto isso pode fazer bem à sua marca”, diz o empreendedor.
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