Presidente afirma que fortalecerá e ampliará conquistas alcançadas em sua gestão. “A Federação segue começando com a letra S de sindicato”, disse

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, foi reeleito nesta sexta-feira (20) para um novo mandato de quatro anos (2022-2026) à frente da entidade. O pleito foi realizado com chapa única, e Baiocchi obteve 29 votos, a unanimidade dos presentes. Na eleição passada ele teve 15 votos.

“A Fecomércio segue começando com a letra S de sindicato”, afirmou o presidente, assim que o resultado foi proclamado. “Continuaremos trabalhando em parceria para fortalecer e ampliar as conquistas alcançadas, dialogando com o setor produtivo e as autoridades das diferentes esferas, para contribuir com o crescimento sustentado de Goiás e do Brasil”, afirmou. “Todos os compromissos firmados na primeira gestão foram cumpridos”, diz Baiocchi.

Em seu primeiro mandato (2018-2022), Marcelo Baiocchi e a diretoria trabalharam pela união, fortalecimento e ampliação do colégio de sindicatos e dos produtos e serviços ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Nesse período, o número de entidades associadas à Fecomércio Goiás saltou de 29 para 33, e as direções de Sesc e Senac foram unificadas como ponto de partida para uma reestruturação completa de suas atividades.

A premissa “fazer mais, melhor, com menos e mais rápido” deu o tom e o leme da gestão, diretriz que possibilitou a ampliação da oferta de cursos, das parcerias com outras instituições para realização de atividades de educação e cultura e da qualificação de colaboradores. A Fecomércio Goiás também ampliou sua interlocução com o setor público, participando da construção de ações e projetos voltados para o fomento da economia.

Novo mandato


O fortalecimento dos sindicatos e a oferta de produtos e serviços sintonizados com as demandas do mercado seguem como as prioridades da próxima gestão, afirma Marcelo Baiocchi. Entre as novidades está a criação do Instituto Elias Bufáiçal, uma solução que trará benefícios para sindicatos, empresários e trabalhadores. “Em um mundo sem contribuição sindical, a única saída para a existência e fortalecimento dos sindicatos é oferecer produtos e serviços de qualidade para a base”, pontua Marcelo.
O Instituto Elias Bufáiçal oferecerá produtos e serviços para os trabalhadores do comércio, por meio de convenções coletivas, com foco na qualidade dos trabalhadores, com a oferta de seguro de vida, telemedicina, kits escolares, e cursos de aperfeiçoamento, dentre outros.


Também está prevista ainda para este mês, a criação da Fecomex, o braço de comércio exterior da federação. A Fecomex atuará diretamente na promoção dos negócios e da troca de conhecimento no exterior, com foco em investimentos, novas possibilidades de comércio e oportunidades de pesquisa.
No sistema Sesc-Senac, a gestão vai modernizar e ampliar as unidades do serviço social e de aprendizagem e inaugurar ainda em 2022 dois restaurantes escola, um no Tribunal de Justiça e outro na nova sede da Assembleia Legislativa.
“Com a superação da pandemia, estamos preparados para uma nova fase de crescimento. São muitas as oportunidades que se abrem e o Sistema Comércio Goiás está pronto para essa nova etapa de nosso desenvolvimento, local e nacional”, afirma.

Balanço das ações do quadriênio 2018-2022

Fortalecimento dos Sindicatos
A Fecomércio Goiás ampliou e fortaleceu a atuação dos sindicatos. O número de entidades associadas passou de 29 para 33. A sede da Fecomércio Goiás, em Goiânia, foi modernizada e ampliada, com a instalação de escritórios individualizados para os sindicatos.

Sistema Sesc e Senac


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) tiveram suas direções e gestões unificadas, como foco na reestruturação da oferta de produtos e serviços. Novas unidades foram entregues e a oferta de vagas e cursos foi ampliada de acordo com as demandas da produção e do mercado de trabalho.

Promoção da Cultura


O Sistema Fecomércio Goiás se tornou um grande player de cultura do setor produtivo goiano. Além de eventos anuais, como o Aldeia Sesc de Artes, a entidade passou a parceiro do Governo de Goiás no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), em Goiás; o Canto da Primavera, em Pirenópolis; Canto das Primavera Kids; e a Mostra Nacional de Teatro (TeNpo), em Porangatu. O Sesc também celebrou parceria com o braço cultural do Shopping Flamboyant para a realização do Flamboyant in Concert.

Educação de qualidade


Na educação, o Sesc Cidadania é hoje modelo de excelência do ensino, com seus estudantes obtendo notas para ingressar nas melhores universidades do país.

Ampliação da oferta de cursos
O Senac ampliou a oferta de cursos e vagas de acordo com a realidade do mercado, especialmente durante os períodos mais agudos da pandemia. Novas unidades de aprendizagem foram implantadas. Foi criado o Senac Infinite, um hub de tecnologia,

Serviço social mais eficiente


As unidades no Sesc tiveram suas gestões modernizadas para receber melhor seus hóspedes. Com a redução de custos, os serviços de receptivo e hospedagem ofertados foram ampliados, informatizados e melhorados. O Sesc Goiás ampliou parcerias e interação com os serviços sociais dos outros Estados e conquistou selos e certificações de qualidade inéditos para sua rede hoteleira. O Sesc de Caldas Novas, por exemplo, recebeu o prêmio Travellers’ Choice, concedido pela empresa “a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos do Tripadvisor”.

Enfrentamento da pandemia


A Fecomércio Goiás foi protagonista nas ações de enfrentamento da pandemia. Na prevenção da covid-19, atuou em parceria com os governos e autoridades de saúde para a criação e implantação dos protocolos sanitários. Teve atuação firme e decisiva na gestão das medidas e na tomada de decisões da flexibilização. A Federação e o Senac ofertaram cursos e vagas de qualificação voltados para as novas realidades do mercado de produção e de trabalho.