O TikTok anunciou que lançará “nas próximas semanas” uma ferramenta que permitirá que pais controlem quanto tempo os filhos podem gastar nesta rede social por dia. E também personalizem as configurações de segurança.

Com a Sincronização Familiar, pais e responsáveis poderão vincular suas contas TikTok às de seus filhos e definir controles, incluindo:

  • Modo restrito: restringe a aparência do conteúdo que pode não ser apropriado para todos os públicos
  • Mensagens diretas: limita quem pode enviar mensagens para a conta conectada ou desativa completamente as mensagens diretas.

O TikTok avisa ainda que, a partir de 30 de abril, as mensagens diretas para contas registradas de menores de 16 anos serão desabilitadas.

Veja recursos de segurança que já existem na plataforma chinesa:

Relatório: o “Recurso Relatórios” permite que os usuários denunciem contas, vídeos ou comentários, caso não se sintam à vontade com eles. O TikTok se compromete a revisar e remover conteúdos, de acordo com as Diretrizes da Comunidade.

Filtrar comentários: permite o melhor gerenciamento dos comentários, possibilitando a busca por palavras-chave que estejam atreladas a comentários considerados ofensivos, podendo bloqueá-los. É possível escolher até 30 palavras e atualizar a lista sempre que que o usuário desejar. Os comentários que contenham essas palavras-chave predefinidas serão filtrados automaticamente.

Além disso, a plataforma está criando vídeos informativos sobre controle do tempo na tela e que sugerem ao usuário fazer uma pausa e fazer praticar uma atividade offline, como ler um livro.

“Buscar soluções na tecnologia é positivo, mas nenhuma tecnologia substitui a presença de fato dos pais ou responsáveis na vida da criança, e isso inclui o acompanhamento do conteúdo consumido on-line”, lembra o especialista em segurança digital do G1, Altieres Rohr.

Fonte: G1