Na ocasião o prefeito de Aparecida de Goiânia apresentará o projeto Cidade Digital. O convite para a participação no congresso partiu da empresa chinesa Huawei

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha viaja nesta quinta-feira, 21, para Curitiba (PR), onde vai participar do congresso Smart City Expo Curitiba 2019. O evento reúne as mais recentes inovações tecnológicas e soluções urbanas inteligentes. Na ocasião, o gestor municipal apresentará a empresários e participantes do congresso o projeto Cidade Digital que tem como objetivo adotar ações eficazes para construir uma cidade conectada.

O prefeito participará do evento a convite da Huawei, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações com sede na Shenzhen, na China. A empresa é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo. “Será um congresso para troca de conhecimento e experiências sobre as soluções urbanas inteligentes e uso de tecnologias avançadas, que estão contribuindo para o desenvolvimento das cidades”, afirmou o prefeito Gustavo.

O Congresso, que acontecerá nos dias 21 e 22 de março, é uma imersão para gestores que buscam conhecer e aprofundar nas discussões sobre os conceitos de cidades inteligentes. O executivo da Huawei, Ricardo Carrion Mansano, será um dos palestrantes do evento. Os temas que serão abordados são: “Tecnologias para cidades inteligentes”, “Cidades Criativas, Sustentáveis e Humanas”, “Governança em Cidades Digitais”, “Planejando Cidades Inovadores e Inclusivas”. O encontro permitirá aos congressistas a troca de conhecimento, apresentação de projetos e oportunidades de negócio.

Cidade Digital – O projeto já está em fase de execução e busca realizar ações eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública e melhor prestação de serviço de Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Serviço Social, Trabalho e Renda, gerando desenvolvimento econômico e social para o município.

A fase inicial do Cidade Digital em Aparecida abrange 4 ações principais: a instalação de 540 km de fibra óptica, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras com olhos de águia com reconhecimento facial e de placas, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio para o controle de gastos públicos. O investimento será de R$ 56 milhões.

A administração pública está cada vez mais atenta em colocar os cidadãos como participantes do projeto, não apenas como alvo, mas também como agentes. O objetivo é desenvolver serviços inteligentes que correspondam todas as necessidades de Aparecida. Parte dos equipamentos do programa Cidade Digital serão adquiridos da empresa chinesa Huawei, vencedora da licitação. Tudo isso resulta em soluções urbanas inteligentes para cidadãos inteligentes.