Sempre que é lançado um filme baseado em livro, as expectativas são baixas. Os leitores dizem que, normalmente, é praticamente impossível que a obra cinematográfica supere a literária. Mas, em algumas poucas vezes isso aconteceu. Ainda que os livros fossem muito bons, os longas foram melhores e conquistaram mais fãs. A Bula reuniu 15 indicações nesse estilo que estão disponíveis na Netflix ou no Amazon Prime Video. Entre os selecionados, estão clássicos como “A Lista de Schindler” (1993), de Steven Spielberg; e produções mais recentes, como “O Menino que Descobriu o Vento” (2019), Chiwetel Ejiofor. Os títulos estão organizados de acordo com o ano de lançamento e não seguem critérios classificatórios.

Imagens: Divulgação / Reprodução Netflix e Amazon Prime Video

Netflix

O Menino que Descobriu o Vento (2019), Chiwetel Ejiofor

Aos 13 anos, William Kamkwamba, do Malawi, ganhou fama em seu país em 2007, ao construir uma turbina de vento geradora de energia. A região onde William morava foi assolada por uma seca que devastou a plantação de sua família. Estudando sozinho e utilizando materiais improvisados, ele criou um projeto para fornecer água encanada e eletricidade ao seu vilarejo, privilégios aos quais a população do Malawi não tinha acesso. O filme foi baseado no livro autobiográfico de Chiwetel Ejiofor, lançado em 2011.

Filhos da Esperança (2006), Alfonso Cuarón

O filme se passa em 2027, quando a infertilidade é uma ameaça real para a civilização. As mulheres não conseguem mais engravidar e o último humano a nascer acaba de morrer aos 18 anos. Nesse cenário, encontra-se Theodore, um ex-ativista desiludido e pessimista que vive em Londres. Sua ex-mulher, líder de um grupo de direitos humanos, pede que ele comande a missão que pode salvar a humanidade: proteger uma jovem mulher que milagrosamente está grávida. O longa é uma adaptação do romance “The Children of Men” (1992), de P. D. James.

Diário de uma Paixão (2004), Nick Cassavetes

Em um asilo, um idoso conta a história de amor de Noah e Allie para sua esposa. Na década de 1940, Noah, um operário, e Allie, uma moça rica, se apaixonam, mas a família da jovem proíbe o romance. Quando Noah é convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, Allie perde as esperanças de reencontrá-lo e fica noiva de outro homem. Mas, antes do casamento, Noah retorna para a cidade e os dois se envolvem novamente. “Diário de Uma Paixão” foi inspirado no livro homônimo de Nicholas Sparks, lançado em 1996.

O Senhor dos Anéis (Trilogia 2001 a 2003), de Peter Jackson

Localizada no mundo ficcional da Terra Média, a trilogia “O Senhor dos Anéis” segue o jovem hobbit Frodo em sua missão de destruir um anel poderoso e mágico, que precisa sumir antes de chegar às mãos de Sauron, o Senhor das Trevas. Frodo se dispõe a levar o anel até a Montanha da Perdição, único lugar onde ele poderá ser destruído. Como a jornada é perigosa, ele conta com a ajuda de oito amigos. Juntos, eles formam a Sociedade do Anel. Os longas foram inspirados na série de livros homônima de J. R. R. Tolkien e publicada em 1954.

Entrevista com o Vampiro (1994), Neil Jordan

Nascido como um senhor no século 18, Louis de Pointe du Lac é transformado em vampiro por Lestat de Lioncourt. Enquanto Leslat acredita que deu a Louis o maior presente do mundo, a imortalidade, ele sente-se condenado ao inferno e passa a vida toda em busca de um propósito. Sua única amiga inseparável é Claudia, uma vampira também transformada por Leslat. Insatisfeito com sua eterna existência, Louis conta sua história para um biógrafo. “Entrevista com o Vampiro” foi inspirado no livro homônimo de Anne Rice, lançado em 1976.

Forrest Gump — O Contador de Histórias (1994), Robert Zemeckis

Mesmo com o QI baixo, Forrest Gump nunca se sentiu desfavorecido. Por obra do acaso, ele participou de alguns dos mais importantes eventos da história dos Estados Unidos. Forrest ensinou Elvis Presley a dançar, serviu com honra no Vietnã, foi estrela de um time de futebol americano, conheceu Richard Nixon e percorreu vários estados a pé. Apesar de todas as suas experiências, ele não consegue esquecer Jenny, seu amor de infância. “Forrest Gump” foi inspirado no livro homônimo de Winston Groom, lançado em 1986.

A Lista de Schindler (1993), Steven Spielberg

Em 1939, o empresário Oskar Schindler chega à cidade de Cracóvia com a intenção de lucrar com seus negócios durante a guerra. Aproveitando sua influência dentro do partido nazista, ele consegue abrir uma fábrica de panelas e emprega judeus poloneses por serem mais baratos. Subornando o tenente Amon Göth, Schindler garante que seus empregados não sejam mandados para campos de concentração. Mas, com o avanço da guerra, a situação fica insustentável. O filme é baseado no livro homônimo de Thomas Keneally, lançado em 1982.

Tubarão (1975), Steven Spielberg

Após os restos mortais de uma jovem serem encontrados na praia da pequena cidade de Amity, todos começam a desconfiar que um tubarão está atacando nas proximidades. O chefe de polícia, Martin Brody, pede que o local seja interditado, mas o prefeito se recusa, com medo de interferir na economia. Então, Brody se une ao pescador Quint e ao cientista Matt Hooper para tentar capturar o animal. Mas, eles não sabem que se trata de um tubarão branco gigante. “Tubarão” foi inspirado num livro homônimo, de Peter Benchley, de 1974.

O Poderoso Chefão (1972), Francis Ford Coppola

Nos anos 1950, Don Vito Corleone é o chefe de uma das famílias de mafiosos mais influentes em Nova York. Virgil Sollozzo, um gângster, anuncia a Don Vito que pretende estabelecer um grande esquema de vendas de narcóticos na cidade, mas só fará isso com a permissão da família Corleone. Vito se nega a apoiá-lo e acaba sendo vítima de um atentado. Enquanto se recupera, ele pede que o filho mais velho, Sonny, assuma os negócios em seu lugar. “O Poderoso Chefão” foi baseado no livro homônimo de Mario Puzo, lançado em 1969.

Psicose (1960), Alfred Hitchcock

Após roubar 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha, a secretária Marion Crane fica desnorteada, dirigindo sem destino pelas estradas, até chegar ao Motel Bates, um hotel decadente. Lá, ela é recepcionada pelo tímido e simpático dono do local, Norman Bates. Marion decide passar a noite no local e desaparece logo em seguida. Sem receber notícias de Marion, sua irmã, Lila Crane, decide procurá-la. O livro homônimo que inspirou o filme, escrito por Robert Bloch, foi lançado em 1959.

Amazon Prime Video

O Fantástico Sr. Raposo (2009), Wes Anderson

Quando se casou, o Sr. Raposo prometeu à sua mulher, Sra. Raposa, que não iria mais roubar galinhas. Assim, ele investiu na carreira de colunista de jornal. Após 12 anos cumprindo a promessa, o Sr. Raposo cede aos instintos animais e invade as fazendas dos vizinhos Boggis, Bunce e Bean. Os roubos colocam em perigo não só o seu casamento, mas também a vida de seu filho e de seus amigos. Irritados, os fazendeiros resolvem armar um plano para pegar o ladrão de galinhas. O filme é baseado no livro infantil de Roald Dahl, publicado em 1970.

O Clube da Luta (1999), David Fincher

Jack é um jovem executivo cansado de sua vida monótona. Após voltar de uma viagem, ele descobre que houve uma explosão em seu apartamento. Sem ter a quem pedir ajuda, ele vai morar com Tyler, um homem que conheceu durante a viagem. Para extravasar a raiva, Tyler convida Jack para uma luta. Eles começam a brigar frequentemente e as lutas atraem outros homens. Assim, nasce o Clube da Luta, uma organização anarquista e violenta. O longa é baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, lançado em 1996.

Trainspotting, Sem Limites (1996), Danny Boyle

O filme acompanha Renton, um jovem usuário de heroína que vive no subúrbio de Edimburgo, na Escócia. Ele leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre o namoro com a adolescente Diane e os encontros com seus outros amigos viciados: Sick Boy, um imoral desenhista de HQs; Tommy, um atleta responsável que acaba se desvirtuando; Spud, um rapaz ingênuo e de bom coração; e Begbie, intempestivo e violento. “Trainspotting” é baseado no livro homônimo de Irvine Welsh, de1993.

Jurassic Park (1993), Steven Spielberg

John Hammond, um milionário, cria um parque temático habitado por dinossauros clonados a partir de DNA pré-histórico. Os paleontólogos Alan Grant, Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm fazem parte do seleto grupo escolhido para visitar o local em primeira mão. Hammond garante a todos que os animais não oferecem perigo, mas após uma queda de energia, os dinossauros saem de suas celas e caçam os humanos. O filme é inspirado na ficção científica homônima de Michael Crichton, lançada em 1990.

Era Uma Vez na América (1984), Sergio Leone

O filme acompanha a história de quatro amigos de ascendência judaica que crescem cometendo pequenos crimes nas ruas do Lower East Side, em Nova York. Os crimes vão assumindo maiores proporções, eles se tornam importantes mafiosos e acabam rivalizando. Com o passar do tempo, apenas um dos gângsteres sobrevive. Então, ele volta ao bairro para descobrir o que realmente aconteceu com os outros. “Era Uma Vez na América” foi inspirado no livro “The Hoods” (1953), de Harry Grey.

R7/ Revista Bula