Goiás passou a ter seis casos confirmados de varíola dos macacos, segundo um boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgado nesta terça-feira (19). Dentre eles, quatro são de Goiânia e dois de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital (veja abaixo os sintomas e como é a transmissão).

Conforme os dados da SES-GO, todos os pacientes são homens e tem entre 24 e 41 anos. A secretaria já descartou cinco casos investigados e ainda apura outros oito pacientes que estão com a suspeita da doença.

A TV Anhanguera questionou a Secretaria Estadual de Saúde sobre a situação clínica dos pacientes, mas foi informada de que essas informações são com as secretarias municipais de Goiânia e Aparecida, que são responsáveis pelo acompanhamento dos casos.

Inicialmente, quando a SES confirmou os dois primeiros casos da doença em Goiás, a secretaria informou que os pacientes “receberam atendimento médico e orientações quanto à necessidade de manter isolamento, uma vez que a transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados”.

A pasta também alertou que, apesar de a doença ter “sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais”.

Goiânia

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia disse que os dois primeiros pacientes confirmados já receberam alta e que foi comunicada pela SES sobre a confirmação de mais dois casos.

A secretaria disse que os novos pacientes fizeram exames em laboratórios da rede privada e que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) iniciou as investigações, mas, até a tarde desta terça-feira, não há nenhuma informação sobre eles.

Aparecida de Goiânia

Já a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, informou que a investigação epidemiológica mostrou que os dois casos da cidade foram confirmados pelo método laboratorial.

Dentre as pessoas que ficaram doentes em Aparecida, um deles já recebeu alta do isolamento, ou seja, foi curado. Já em relação ao outro, a secretaria disse que “aguarda a evolução do caso para encerramento da investigação”.

Varíola dos macacos provoca erupções na pele — Foto: CDC

Varíola dos macacos provoca erupções na pele — Foto: CDC

Sintomas

  • febre
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • dor nas costas
  • gânglios (linfonodos) inchados
  • calafrios
  • exaustão

Transmissão

  • Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.
  • De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.
  • Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
  • Da mãe para o feto através da placenta;
  • Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
  • Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

G1