Neste sábado, 20, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a terceira etapa de testagem dos goianienses para a Covid-19. A previsão é realizar ao menos 2.600 testes para uma pesquisa de identificação da contaminação da população pelo novo coronavírus.


Os testes são realizados a partir de amostra de soro sanguínio que identifica os anticorpos. Os testes são do Ministério da Saúde e a testagem é por meio de sorteio de quadras por distrito sanitário e escolha de residências e lotes alternados. Com a testagem, a pessoa também responde a um questionário.
De acordo com a prefeitura, serão 364 profissionais envolvidos na ação.

Cada equipe deverá contar com um profissional da saúde e um agente de combate à endemia. Todos estarão uniformizados, utilizando EPIs e identificados por crachá.


A pessoa que fizer o teste e obter resultado positivo para Covid-19, será comunicado pela Vigilância Epidemiológica da SMS e submetido a novos testes, além da testagem de toda a família como maneira de prevenção. Caso a pessoa não receba o contato ou visita da equipe até a próxima quarta-feira, 24, isso quer dizer que o resultado foi negativo. As orietanções seguem no Termo de Autorização para exames.


Até o momento, a SMS realizou 6.500 testes para Covid-19 em todas as regiões da capital para dois inquéritos populacionais.

Jornal Opção