A 7ª edição do Juriti – Festival Juriti de Música e Poesia Encenada, estava prevista para o próximo mês de junho mas, devido a pandemia do novo Coronavírus, não há ainda uma previsão de quando irá acontecer. O projeto foi aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e as inscrições, que iriam até o dia 1º de abril, foram prorrogadas por tempo indeterminado até que surja um ambiente favorável para execução do Festival.

A decisão de prorrogar as inscrições, de acordo com a coordenação do Festival, foi feita em consonância com as medidas de saúde pública adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus. Assim compositores e poetas de Goiás e Distrito Federal terão mais tempo e condições técnicas de produzir o seu trabalho até que a prática do convívio social possa retornar à normalidade.

A direção do festival lembra que as inscrições, somente para artistas de Goiás e Distrito Federal, continuam abertas pois são feitas por e-mail. Basta acessar o site www.festivaljuriti.com.br e seguir as instruções do regulamento. Posteriormente, quando as coisas acalmarem, um novo período de inscrições complementar será feito. Quem já se inscreveu e recebeu a confirmação, está valendo.

O coordenador geral do Festival, Ricardo Edilberto, afirma que é necessário aguardar um momento onde os procedimentos relativos ao coronavírus estejam mais definidos para se determinar como e quando será realizado o Festival. “Mesmo que se mantenha uma flexibilização de atividades comerciais agora, não é possível dizer quanto tempo isso vai durar. E mesmo que as mais diversas instâncias governamentais brasileiras optem por liberar geral, o Festival não vai obrigar os artistas a correrem risco de vida indo para estúdio ou qualquer outro ambiente fechado para ensaiar e gravar suas obras.”

Além das inscrições, ainda tem a questão da própria realização do Festival, um evento que acontece em 4 dias de intensa aglomeração de público. “Quando isso será viável? Ninguém tem essa resposta. Existe até a possibilidade de pensarmos em um formato virtual para esta edição, mas é preciso dar tempo ao tempo. Enquanto isso, a gente pede que, quem puder, inscreva-se, mas sem correr riscos. Fique em casa.”, ressalta Ricardo.

Governo de Goiás