A Prefeitura de Goiânia recolheu 2 mil toneladas de lixo e entulho descartados de forma irregular em espaços públicos na última quarta-feira (13). Esse foi o primeiro dia da 1ª Maratona da Limpeza, promovida pela Companhia de Urbanização (Comurg) com o propósito de deixar a capital o mais limpa possível dentro de 30 dias.

“Em ritmo de maratona, vamos percorrer todas as regiões da cidade e reforçar os serviços de limpeza. Uma cidade limpa é sinônimo de mais qualidade de vida aos moradores”, frisa o prefeito Rogério Cruz.

A força-tarefa também roçou 300 metros quadrados de área, além de poda de árvores e grama e manutenção de praças e canteiros. O Cata-treco executou 20 ordens extras de serviços e recolheu cerca de 80 objetos, entre móveis, eletrodomésticos e outros bens inservíveis.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que a maratona intensificou as atividades de limpeza em razão do período pós-chuva, que provocou em toda cidade o crescimento do mato e o acúmulo de resíduos. “Além disso, existe a necessidade de eliminar os pontos propícios para a criação de mosquitos transmissores de doenças e outros animais peçonhentos”, ressalta, lembrando que “a eficácia das atividades só é possível com a conscientização e colaboração da população”.

Alisson afirma que a Comurg também colocou à disposição da comunidade quatro ecopontos itinerantes, em regiões diferentes da cidade, para somar aos outros quatro ecopontos já existentes. Nesses locais a população pode fazer o descarte de resíduos de construção civil, galhadas, pneus, objetos recicláveis, madeiras e outros itens.

Primeira etapa


A largada da 1ª Maratona de Limpeza de Goiânia ocorreu de forma simultânea nos setores Parque Atheneu, Jardim Guanabara, Parque Anhanguera, Madre Germana, Conjunto Itatiaia, Residencial Porto Seguro, Jardim Atlântico, Vila Rezende, Jardim Planalto e Jardim América.

Outras equipes da Comurg já foram direcionadas para os setores Novo Horizonte, Faiçalville, Rio Formoso, Condomínio Eldorado, Jardim Itaipu, Parque das Laranjeiras, Recanto do Bosque, Jardim Balneário Meia Ponte, Ville de France, Marista, Pedro Ludovico Teixeira, Garavelo B, Residencial Três Marias, Avenida Marginal Botafogo, Vila Morais, Bairro Feliz, Vila Nova, Conjunto Riviera, Jardim Pompéia, Urias Magalhães, Residencial Itamaracá, Parque Santa Rita, Residencial Alphaville, Vale das Pompas, Jardim Guanabara e Vila Santa Helena.

A população também pode participar, solicitando a remoção de entulhos e outros serviços por meio do WhatsApp (62) 985968555 e teleatendimento 35248555.

Ecopontos itinerantes:

Avenida C-107, esquina com Avenida T-63, Jardim América
Rua Peroba, esquina com Avenida Aristóteles, Jardim Mariliza
– Avenida Maracanã, Setor Jaó
– Avenida A, esquina com Avenida Perimetral 2, Setor Água Branca
Ecopontos fixos

Ecoponto Guanabara: Rua GB-5, esquina com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
Ecoponto Faiçalville: Av. Nadra Bufaiçal, esquina com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José- Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei, APM 07, Residencial Campos Dourados