Evento acontece no Teatro Goiânia entre os dias 19 e 21 de abril.

A Cia Flor do Cerrado e a HM Produções promovem, durante o feriado da semana santa, a 3ª edição do Festival de Teatro infantil de Goiás (Festin-GO) em Goiânia. O evento começa nesta sexta-feira (19) e vai até domingo (21) no Teatro Goiânia contará com espetáculos teatrais voltados para o público infantil, oficinas e recursos para pessoas com deficiências físicas.

Em 2019, o Festin-GO oferece seis atrações durante os três dias de atividades, com apresentações de companhias de teatro de Goiás e de Brasília. O objetivo, de acordo com a organização, é promover atividades teatrais “feitos para divertir, encantar e despertar a imaginação das crianças”.

Peças e oficinas

A abertura ficará por conta do Instituto Arte e Inclusão, que apresentará a peça “BERORROKAN – A Origem do Mundo Karajá”. Em seguida será apresentada a peça “Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola”, da Cia Tumba la Catumba, de Brasília.

No sábado (20), o evento promoverá uma oficina de teatro para atores e crianças de forma gratuita. Em seguida, acontece um encontro com produtores, diretores, atores e profissionais da educação com o tema “Teatro Acessível: direito de todos à cultura”. No final do dia, a companhia F2 Produções apresenta a peça “O Grande Circo Magico”

No domingo (21), mais duas apresentações. Às 11 horas a Do Caixote Cia apresenta “Mistérios da Páscoa” e às 17 horas a Cia Flor do Cerrado fecha o evento com a peça “O Mundo Magico de Doroty”

Espetáculo acessível

A novidade da 3ª edição do festival é a acessibilidade. Toda a programação terá intérpretes de libras. Em alguns eventos estará disponível o recurso de áudio descrição para pessoas cegas e/ou com baixa visão. Esses recursos estarão disponíveis graças a uma parceria com a Faculdade de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás.

A cobertura fotográfica do festival ficará a cargo do projeto social POOL – estúdio e conteúdo, que mantém uma escola profissionalizante de fotografia para pessoas com deficiência auditiva em Goiânia.

O produtor geral do evento, Hélio Martins, afirma que um dos pontos centrais do festival é promover a inclusão na sociedade. “Essa sempre foi a ideia principal do Festin deste da sua primeira edição. Já temos os ingressos a preços populares e agora queremos garantir recursos de acessibilidade como intérprete de libras e audiodescrição”.

Serviço

3º Festival de Teatro Infantil de Goiás / FESTIN GOIÁS

Data: 19,20 e 21 de abril

Local: Teatro Goiânia

Ingressos: Na bilheteria do Teatro uma hora antes de cada apresentação.

Valores: R$ 20,00 inteira R$ 10,00 Meia

Estudantes com carteirinha, idosos, professores e crianças até 12 anos pagam meia.

Programação

19 de Abril (Sexta – Feira)

17h – Abertura

17h15 – “BERORROKAN – A Origem do Mundo Karajá”, do Instituto Arte e Inclusão/ INAI

19 horas – “Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola” – Cia Tumba la Catumba / Brasília – BR

20 Abril (Sábado)

10 horas – Oficina para Atores / Oficina de Teatro para crianças (Aberto ao público e gratuito)

14 horas – Encontro com produtores, diretores, atores e profissionais da educação. Mesa: tema: “Teatro Acessível: direito de todos à cultura”.

17 horas – Reapresentação “Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola” – Cia Tumba la Catumba / Brasília – BR

19 horas – “O Grande Circo Magico” – F2 Produções

21 de Abril (Domingo)

11 horas – Mistérios Da Páscoa – Do Caixote Cia / Goiânia – Go

17 horas – O Mundo Magico de Doroty – Cia Flor Do Cerrado/ Trindade – Go

Fonte: Mais Goiás