Com a chegada da vacina contra o coronavírus ao estado, as cidades goianas começaram a vacinar a população do grupo prioritário, composto por idosos que vivem em asilos, pessoas com deficiência e profissionais da saúde que trabalham na linha de frente de combate ao vírus (veja abaixo como fica a vacinação nas principais cidades).

O estado recebeu até esta terça-feira (19) 183.030 doses da vacina CoronaVac para imunizar 87.127 pessoas do grupo prioritário. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) enviou 90.280 doses para todas as cidades. O restante ficará armazenado na capital para que os primeiros vacinados recebam a segunda dose.

Segundo a pasta, a divisão entre os 246 municípios goianos foi realizada de acordo com a quantidade de moradores que integram a primeira fase. O critério usado foi baseado nas campanhas de vacinação mais recentes.

As pessoas que poderão tomar a primeira dose da vacina são:

  • Trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus: 77.549;
  • Pessoas com 60 anos ou mais que estão em asilos, instituições psiquiátricas ou similares: 8.828;
  • Pessoas com deficiência que estão em asilos, instituições psiquiátricas ou similares: 475;
  • Indígenas vivendo em aldeias: 320.

Goiânia

Em Goiânia, a imunização começou na segunda-feira (18) para trabalhadores da saúde e, nesta terça-feira, iniciaram a campanha para os demais integrantes do grupo prioritário. A prefeitura recebeu inicialmente 30.160 mil doses da vacina.

As primeiras vacinas foram aplicadas no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara e no Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo. Na unidade de saúde foram imunizadas 960 pessoas, entre pessoal da limpeza, administrativo e profissionais de saúde. Já no asilo, foram imunizados 50 idosos.

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão vacinando as pessoas do grupo prioritário diretamente no local de trabalho ou residência, para que não precisem se deslocar aos postos de saúde.

Prefeitura de Goiânia começa a vacinar grupo prioritário contra a Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Prefeitura de Goiânia começa a vacinar grupo prioritário contra a Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Trindade

A vacinação em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, começou na terça-feira (19). A cidade recebeu 1.250 doses iniciais para o grupo prioritário. Esta remessa corresponde a 30% das 4,9 mil pessoas que devem ser vacinadas neste primeiro momento, segundo a prefeitura.

Assim como praticado por Goiânia, a cidade não colocará postos de vacinação para o grupo prioritário. Os profissionais irão até as unidades de saúde, instituições e residências para evitar aglomeração. O critério adotado no município será o da maior idade, ou seja, em cada subgrupo os mais velhos serão vacinados primeiro.

Trindade inicia imunização contra o coronavírus, Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura de Trindade

Trindade inicia imunização contra o coronavírus, Goiás — Foto: Divulgação/Prefeitura de Trindade

Anápolis

Uma moradora de um abrigo de idosos de Anápolis foi a primeira goiana a receber a vacina contra a Covid-19 em Goiás. A dose foi aplicada pelo próprio governador Ronaldo Caiado (DEM), que é médico, na tarde desta segunda-feira (18), na unidade de saúde do Residencial Leblon. Maria Conceição da Silva, de 73 anos, tem seis filhos e trabalhou como doméstica e gari.

Governador Ronaldo Caiado aplica dose da vacina contra a Covid-19 na primeira goiana imunizada em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Governador Ronaldo Caiado aplica dose da vacina contra a Covid-19 na primeira goiana imunizada em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Aparecida de Goiânia

A vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, vai começar às 8h de quarta-feira (20), segundo a prefeitura. O município recebeu 7,2 mil doses da CoronaVac, que serão aplicadas nesta primeira fase.

De acordo com a coordenadora de Imunização de Aparecida de Goiânia, Renata Cordeiro, equipes da prefeitura vão às instituições onde vivem os idosos que devem ser vacinados na primeira fase da campanha e também às unidades de saúde.

Caldas Novas

A Prefeitura de Caldas Novas, no sul do estado, começa a imunizar a população na quarta-feira (20). A cidade recebeu 1 mil doses da vacina.

De acordo com a Coordenação de Epidemiologia, as doses recebidas serão suficientes para vacinar 68 idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência e 932 profissionais da saúde.

Luziânia

A vacinação em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, está marcada para começar na quarta-feira (20). As doses serão aplicadas em dois postos de saúde e uma unidade móvel vai levar a vacina para os idosos que moram em asilos.

Rio Verde

Em Rio Verde, no sudoeste do estado, foram entregues 3,2 mil doses. A imunização começou na tarde de terça-feira (19) em um auditório da prefeitura.

Jataí

A cidade de Jataí, no sudoeste do estado, recebeu 1.180 doses e a vacinação deve começar na quarta-feira (20).

Porangatu

Já em Porangatu, a regional da saúde recebeu 1.380 doses para abastecer 13 cidades. A data de início, porém, ainda não foi divulgada. A Polícia Militar está fazendo a segurança do imunizante.

G1