O calor intenso deve continuar e a umidade relativa do ar pode chegar a 9%, essa é a previsão do tempo a partir deste sábado (18), em Goiânia. Conforme estimativa do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as temperaturas permanecem altas em diversas cidades do Estado e o baixo nível de umidade no ar é motivo de alerta para a população.

O sábado (18), será de tempo estável com céu claro. Em Goiânia, as temperaturas podem chegar aos 37ºC e umidade relativa do ar em declínio no período da tarde. O clima segue sem muitas alterações no domingo (19), com temperaturas máximas elevadas e umidade relativa do ar em declínio à tarde com índice na casa dos 10%.

Goiânia tem umidade relativa do ar menor do que uma das cidades mais secas do mundo

Kufra, na Líbia, fica no centro do deserto do Saara e é considerada uma das cidades mais secas do mundo. A cidade costuma registrar umidade média abaixo dos 20%. Em setembro, a umidade relativa do ar chega aos 30%, quase o dobro do que vem sendo registrado em Goiânia.

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim esse fenômeno acontece por conta de uma grande massa de ar seco que está sobre parte dos estados brasileiros, principalmente da região Centro-Oeste.

Massa de ar quente afasta frente fria

“Uma grande massa de ar seco e quente que é responsável por manter essa temperatura alta e umidade relativa do ar baixa. Existe um sistema de alta pressão, que funciona como se fosse um ventilador girando ao contrário como se estivesse expelindo, ou seja, afastando qualquer frente fria que possa se aproximar dessa região garantindo toda essa situação de altas temperaturas”, explica.

De acordo com André, existe pequena possibilidade de chuva para os final de semana do dia 25 e 26 de setembro.

“A possibilidade de chuva durante a semana que vem é baixa. Mas, para o outro final de semana teríamos uma possibilidade um pouco melhor “, destaca.

Mais Goiás