A prefeitura de Goiânia reabriu nesta segunda-feira as cinco unidades da rede Atende Fácil, a central de relacionamento presencial entre o contribuinte e a administração municipal. O atendimento estava suspenso em razão da pandemia do novo coronavírus e o serviço estará disponível somente por meio de agendamento prévio no portal www.goiania.go.gov.br

Para receber o atendimento, o contribuinte tem de estar usando máscara. As cinco unidades da rede Atende Fácil ficaram 55 fechadas em cumprimento às medidas de isolamento social determinadas pelo governo do Estado e seguidas integralmente pelo município por determinação do prefeito Iris Rezende.

A solicitação de data e horário para atendimento já pode ser feita pelo portal da Prefeitura. Para novos usuários, é preciso realizar cadastro, para o qual exige-se nome completo, telefone, e-mail, número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e criação de senha para futuros acessos.

Os atendimentos aos sábados e pontos facultativos, no entanto, continuam suspensos por tempo indeterminado. Também houve diminuição no número de atendentes durante o período de almoço, das 12 às 14 horas, e redução em uma hora das operações em todas as unidades.

Como efeito, a rede passa a funcionar em novos horários. As Atende Fácil Paço Municipal, no Park Lozandes; Estação Ferroviária, no Setor Central; Mangalô, no Setor Morada do Sol e Conselho Regional de Contabilidade (CRC), no Setor Sul; agora funcionam das 7 às 18 horas. Antes, a prestação de serviço era até as 19 horas. A exceção é a unidade Cidade Jardim, instalada no bairro e shopping homônimos, cujo funcionamento agora é das 08 às 19 horas. Antes, nela, o atendimento seguia até 20 horas.

A prefeitura informa que, apesar da retomada do atendimento em período integral, a capacidade diária de atendimento continua reduzida. Nessa nova fase, a maior quantidade de vagas, 400, é ofertada na Atende Fácil Cidade Jardim.

Em seguida, estão a Paço Municipal, com 350 possibilidades de agendamento; Estação Ferroviária, 200; e o posto de atendimento avançado do CRC, com 60 vagas. Apenas para a Atende Fácil Mangalô não é exigido agendamento prévio.

Ao todo, segundo a Secretaria de Finanças, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará todos os dias, de segunda a sexta-feira, 1.010 oportunidades de relacionamento presencial com o município. Antes da emergência em saúde pública se instalar no município, em março, as cinco unidades da rede atendiam, em média, 4,4 cidadãos todos os dias, de segunda a sábado, incluindo pontos facultativos.

Ainda de acordo com a Prefeitura, além do uso obrigatório de máscara, será necessário respeitar o distanciamento mínimo de dois metros entre os cidadãos. Para isso, a Prefeitura de Goiânia mantém a reestruturação física das Atende Fácil.