Se a inteligência artificial é uma grande aliada em diversas ocasiões, ela também pode ser usada para desinformação e golpes. A cada avanço da tecnologia é preciso ampliar a atenção para a segurança. Vídeos elaborados e disponibilizados por médicos em suas redes sociais estão sendo adulterados por meio de ferramentas de inteligência artificial. A fraude se constitui em mesclar informações verdadeiras sobre saúde de fato fornecidas por esses médicos e trechos adulterados, incluindo propaganda de produtos.

Por isso, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) ressalta a importância de pesquisar sobre informação de saúde em fontes confiáveis: páginas oficiais de sociedades médicas, instituições, universidades e demais órgãos fidedignos.

Dicas para não cair em golpes:

Desenvolva o Pensamento Crítico: Questione e pesquise antes de compartilhar notícias sobre saúde, especialmente se parecerem duvidosas. Dessa maneira, você se protegerá mais facilmente de fraudes.

Confira a fonte da informação: confira se o vídeo que foi compartilhado com você realmente está disponível no site ou no perfil do suposto autor.

Analise o Tom Sensacionalista: Notícias sensacionalistas muitas vezes exageram para atrair atenção. Desconfie de manchetes alarmantes e verifique a veracidade da informação em fontes confiáveis

Consulte Múltiplas Fontes: Corrobore as informações obtidas em diferentes fontes confiáveis. Se uma notícia não é relatada por várias fontes confiáveis, ela pode ser questionável.

Atenção a Anúncios Disfarçados de Notícias: Esteja ciente de conteúdos que parecem notícias, mas são, na verdade, anúncios ou promoções. O objetivo pode ser vender produtos ou promover interesses comerciais, e não informar sobre saúde de forma precisa.

Cheque a Data da Publicação: Verifique a data de publicação da notícia. Informações desatualizadas podem não refletir os desenvolvimentos mais recentes na área da saúde.

Confira Credenciais dos Autores: Se a notícia cita um especialista ou profissional de saúde, comprove suas credenciais. Pesquise no Conselho Regional de Medicina do seu estado para conferir se o registro do médico é verdadeiro e se ele possui o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Desconfie de Curas Milagrosas: Se uma notícia promete curas milagrosas ou tratamentos extraordinários, especialmente sem evidências científicas sólidas, é motivo para desconfiança.

Use Verificadores de Fatos: Recorra a sites especializados em verificação de fatos para confirmar a veracidade de informações. Muitos desses sites dedicam-se a desmascarar notícias falsas.

Saúde é uma questão séria e decisões baseadas em informações falsas podem ter consequências dramáticas.

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 23 estados brasileiros.