A técnica de enfermagem Paulete Pereira dos Santos, de 50 anos, foi a primeira profissional da saúde de Goiás a receber a vacina contra o coronavírus. A dose foi aplicada pelo próprio governador do estado Ronaldo Caiado (DEM), nesta segunda-feira (18), no Hospital de Campanha de Goiânia (HCamp), onde ela trabalha.

Paulete Pereira trabalha no HCamp há 10 meses. Ela atua no pronto socorro em plantões de 12 horas diários. A profissional não teve Covid-19, segundo o hospital, e já fez cinco testes para detectar a doença.

“Me sinto muito honrada em receber a primeira dose. Sou a favor da vacina e da ciência”, disse Paulete Pereira.

A técnica de enfermagem mora em Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital. Ela pega ônibus para ir trabalhar e leva cerca de duas horas para chegar no HCamp. De acordo com o hospital, a mulher tem três filhos e é casada há 30 anos.

Primeira profissional da saúde é vacina contra o coronavírus em Goiás — Foto: Gabriel Garcia/TV Anhanguera
Primeira profissional da saúde é vacina contra o coronavírus em Goiás — Foto: Gabriel Garcia/TV Anhanguera

Goiás  recebeu 183.080 doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, na manhã desta segunda-feira. O governador Ronaldo Caiado foi a São Paulo buscar a vacina. O grupo prioritário para a vacinação em Goiás tem 2,1 milhões de pessoas, segundo o governador.

O governador Ronaldo Caiado explica que Goiás que 1,4 milhão de goianos do grupo prioritário pode ser vacinado caso a Anvisa autorize a produção emergencial de 40 milhões de doses, já que o estado tem 7% dessa parcela na distribuição.

2º profissional da saúde vacinado

Técnico de enfermagem é o 2º profissional da saúde a ser vacinada em Goiás — Foto: Gabriel Garcia/TV Anhanguera
Técnico de enfermagem é o 2º profissional da saúde a ser vacinada em Goiás — Foto: Gabriel Garcia/TV Anhanguera

Horas depois de vacinar Paulete, Caiado vacinou o segundo profissional de saúde no estado. O técnico enfermagem Reinaldo Barcelos Ferro Júnior, 35 anos, que atua desde abril em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Municipal Celia Câmara (HMMCC), foi vacinado no início da noite desta segunda-feira.

Segundo a SES, Reginaldo teve Covid-19 em maio do ano passado e teve sintomas leves. Ele faz exames regulares e mantém regras de higiene e distanciamento social com mais rigor.

Primeira vacina

Uma moradora de um abrigo de idosos foi a primeira goiana a receber a vacina contra a Covid-19 no estado. A dose também foi aplicada pelo próprio governador Ronaldo Caiado e aconteceu na tarde desta segunda-feira (18) na unidade de saúde do Residencial Leblon, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Maria Conceição da Silva, de 73 anos, tem seis filhos e trabalhou como doméstica e gari.

A idosa tem problemas de hipertensão e ficou cega de um olho. “Não doeu nada. Esperei muito tempo por essa vacina. Eu estava ansiosa. Isso vai dar força para todas e todos. Quando todo mundo tiver imunizado, aí será alegria para mim. Enquanto não for, eu não tenho muita alegria. Não basta só eu, tem que ser todos”, disse a idosa.

Maria recebeu um certificado da primeira dose. Agora, ela precisará tomar outra dose dentro de 28 dias. Ela será considerada imunizada 45 dias após as duas etapas. Agora, ela espera que os outros moradores do Abrigo dos Velhos Professor Necéphoro Pereira da Silva, onde mora.

Governador Ronaldo Caiado aplica dose da vacina contra a Covid-19 na primeira goiana imunizada em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Governador Ronaldo Caiado aplica dose da vacina contra a Covid-19 na primeira goiana imunizada em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

G1