O governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou na manhã desta segunda-feira (18/01), em São Paulo, que a vacinação contra a Covid-19 em Goiás será iniciada hoje, às 17 horas, em Anápolis. As primeiras 87.172 doses chegarão na Base Aérea da cidade e priorizarão, segundo o democrata, idosos e trabalhadores da saúde que atuam no combate ao vírus.

Caiado diz que a escolha pela cidade de Anápolis, onde ele nasceu, foi escolhida como forma de retribuir o fato de que a cidade recebeu, em fevereiro, 34 brasileiros que voltavam de Wuhan, na China, epicentro da pandemia. “É uma retribuição ao gesto dos anapolinos que iniciaremos por lá e na capital, em Goiânia”, disse.

Neste domingo (17/01), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas das Universidade de Oxford e AstraZeneca e a da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. Segundo o governo federal, serão 6 milhões de doses iniciais, quantidade que beneficiará 3 milhões de brasileiros.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 prevê, para os goianos, 7% do total de doses adquiridas nacionalmente pelo Ministério da Saúde (MS), mantendo a proporcionalidade em relação às outras unidades federativas. Nesta primeira etapa, o Estado vai receber 87.172 doses do imunizante. De acordo com o governo federal, elas devem ser divididas da seguinte forma: pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (8.828); pessoas com deficiência institucionalizadas (475); população indígena vivendo em terras indígenas (320); e trabalhadores de saúde (77.549).

Ainda hoje, mais de 1 milhão de kits de seringas e agulhas serão entregues aos 246 municípios goianos. O material adquirido pelo Estado começou a ser encaminhado na sexta-feira (15/01). Segundo o titular da SES, Ismael Alexandrino, outras distribuições serão realizadas no decorrer da campanha de vacinação.

O Governo de Goiás realizou a compra de mais 2,5 milhões de seringas e agulhas, que, somadas ao estoque de mais 1,3 milhão de kits, é suficiente para vacinar cerca da metade da população goiana.