O prefeito de Goiânia em exercício, Romário Policarpo (Patriota), sancionou, nesta quarta-feira (16), a lei que altera o símbolo representativo de pessoas com mais de 60 anos, nas placas de sinalização de trânsito. A nova legislação substitui a atual imagem, utilizada, por exemplo, para delimitar vagas preferenciais de estacionamento, de um idoso curvado e com bengala, para a de uma pessoa mais ativa, ao lado da inscrição “60+”.

O projeto de lei que estabelece a nova normativa visual é de autoria de Romário Policarpo, que é presidente da Câmara de Goiânia. Segundo ele, a mudança é importante para que os idosos se sintam representados pelas placas, que devem simbolizar um de seus direitos, e não se sentirem constrangidos pela forma como foram retratados. “É um respeito com a população da terceira idade”, ressaltou.

A ideia partiu do estudante Mateus Frata Naciff, de 10 anos de idade, que participou do ato ao lado de Romário Policarpo. “A representação do idoso, por meio de uma bengala, e como se tivesse com dor nas costas, é um desrespeito, já que esse não é o caso de todos”, diz o adolescente.

Durante a sanção da lei, em ato simbólico, foi realizada a substituição de uma nova placa, sinalizando local de estacionamento, no Paço Municipal. A forma de substituição das placas, e como se dará a fiscalização do cumprimento da lei no município, serão regulamentadas por meio de decreto do Executivo.