A força-tarefa da Segurança Pública de Goiás (FTSP-GO) deflagrou uma megaoperação nesta segunda-feira (17). Segundo o delegado Ricardo Duarte da Polícia Federal (PF), começaram a ser cumpridos 549 mandados de prisão contra detentos em todo o estado. Duarte explicou que o objetivo da força-tarefa é evitar que presos saiam da cadeia mesmo tendo mandado de prisão em aberto por outro crime.

A PF informou que a maioria dos mandados é cumprida contra detentos que cometeram crimes gravíssimos, como homicídio, latrocínio, roubo, tráfico de drogas, estupro e crime organizado. De acordo com a PF, a megaoperação pode ser considerada a maior do país com esse objetivo.

Os nomes dos detentos não foram divulgados, por isso, o g1 não obteve informações das defesas até a última atualização desta reportagem.

Segundo o delegado da PF, há casos em que um preso por feminícidio, por exemplo, esteja saindo do presídio por esse crime. Mas fazendo busca em banco de dados, a polícia encontra mandado de prisão em aberto por outro crime. Ao cumprir o mandado, o detento fica mais tempo preso.

A força-tarefa não havia feito balanço de quantos mandados foram cumpridos dos 549 em aberto até a última atualização desta reportagem.

O diretor-geral da Diretoria de Administraçã Penitenciária (DGAP), Josimar Pires, disse que a Polícia Penal está trabalhando em 84 unidades prisionais do estado para cumprir esses mandados em aberto.

O levantamento de dados para deflagrar a operação foi feito com base no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Polícia Federal, Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás (DGAP) e demais sistemas disponíveis. Além do cruzamento das informações e diligências realizadas.

A ação foi feita integrada entre a PF, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal. A força-tarefa, conforme divulgado pela PF, busca integrar as forças de segurança pública para desarticular organizações e associações criminosas.

A ação pretende combater facções criminosas, tráfico de drogas e armas, delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, entre outros crimes.

Primeira etapa da operação


A Polícia Federal levantou 633 mandados de prisão em aberto em Goiás. Na primeira etapa da operação, foram cumpridos mandados contra foragidos da Justiça, ou seja, procurados pela polícia que ainda estavam nas ruas. Do total, 549 estão presos e são alvos da segunda etapa da força-tarefa.

“Na verificação, identificamos reeducandos e foragidos que estão usando nome falso e estão cometendo crimes e colocando em risco a sociedade goiana”, explicou Ricardo Duarte.

G1 Goiás