O autor do pedido, deputado federal Leandro Grass (Rede-DF), acusa Bolsonaro de cometer “atrocidades no maior cargo da República”.

A Câmara dos Deputados recebeu, na última segunda-feira, 16, um pedido de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. Entre as alegações para o impedimento do chefe do Executivo estão o descumprimento das orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), após o presidente romper o isolamento e participar das manifestações de 15 de março; ataques à imprensa, e desrespeito aos poderes.

O autor do pedido, deputado distrital Leandro Grass (Rede-DF), acusa Bolsonaro de cometer “atrocidades no maior cargo da República”. O parlamentar cita, no pedido de impeachment, o desrespeito às orientações do isolamento em razão da suspeita de coronavírus, e outros fatores como o “envolvimento da família do Presidente com milícias do Estado do Rio de Janeiro, inclusive tendo exaltado policiais que hoje são condenados pela Justiça”.

De acordo com o documento, os crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente e que podem destituí-lo do cargo são: apoio e convocação às manifestações do dia 15 de março de 2020, por meio da divulgação de vídeos em redes; declaração de que as eleições gerais de 2018 foram fraudadas, cujas provas estariam em suas mãos e nunca foram apresentadas; declarações indecorosas direcionadas à jornalista Patrícia Campos Mello; publicação de vídeo, em rede social, com conteúdo pornográfico, ocorrida no carnaval do ano de 2019 – o famoso episódio do golden shower; determinação expressa de comemoração do Golpe Militar de 1964, direcionada às Forças Armadas Brasileiras, em 25 de março de 2019.

Apresentado o pedido, cabe agora ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acatar ou não.

Fonte: Jornal Opção