A Prefeitura de Goiânia começa, nesta segunda-feira (17/01), a vacinar crianças de 11 anos contra a Covid-19. A imunização acontece entre 8h e 17h nos dias de semana e das 8h às 16h no sábado. Há 8,9 mil doses para esse público – veja ao final da reportagem os 15 locais de vacinação na capital.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende vacinar crianças de 5 a 11 anos durante os próximos dias, aumentando a faixa etária atendida aos poucos (confira cronograma abaixo).

A pasta informou que não é necessário fazer nenhum agendamento para a imunização das crianças. Os atendimentos são por ordem de chegada, desde que respeitem a faixa etária determinada previamente em calendário (confira cronograma abaixo).

No caso de crianças com comorbidades e que não têm condições de ir aos locais de vacinação, a SMS informou que os pais podem pedir para marcar essa aplicação por meio dos telefones:

(62) 3267-6123
(62) 3524-6305 (WhatsApp)
Os pais ou responsáveis que levarem as crianças para serem vacindas devem apresentar algum documento da criança (pode ser Certidão de Nascimento, RG, CPF ou o cartão SUS).

Caso a criança seja levada por terceiros, é necessário que os pais ou responsáveis deem uma autorização para a vacina por escrito.

A pasta divulgou um calendário de imunização deste grupo usando a idade como critério – as crianças de 11 anos podem receber as doses antes das de 10 e assim por diante (veja abaixo).

Calendário de vacinação das crianças em Goiânia:

De 17 a 19 de janeiro: crianças de 11 anos
De 20 a 22 de janeiro: crianças a partir de 10 anos
De 24 a 26 de janeiro: crianças a partir de 9 anos
De 27 a 29 de janeiro: crianças a partir de 8 anos
De 31 de janeiro a 2 de fevereiro: crianças a partir de 7 anos
De 3 a 5 de fevereiro: crianças a partir de 6 anos
De 7 a 9 de fevereiro: crianças a partir de 5 anos
De 10 a 12 de fevereiro: repescagem
Segundo a superintendente em Vigilância de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Flúvia Amorim, as vacinas pediátricas são diferentes dos imunizantes aplicados nos adolescentes e adultos. Para evitar confusão, as doses para as crianças têm tampa laranja – diferente das outras, que têm tampa roxa.

G1