O governo começou a entregar mais de 1 milhão de seringas e agulhas para vacinação contra Covid-19 aos municípios de Goiás. O objetivo é adiantar a preparação para a imunização para quando os imunizantes forem autorizados e distribuídos pelo Ministério da Saúde.

Os insumos começaram a ser distribuídos na sexta-feira (15) e de o trabalho deve ser concluído até segunda-feira (18). Eles foram enviados para 18 regionais de saúde, que serão responsáveis por repassar aos 246 municípios.

Segundo o governador, assim que as doses chegarem ao estado, serão “imediatamente” distribuídas para as cidades.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, disse o estado já tem material suficiente para fazer a vacinação. Além dessa primeira remessa de insumos, o estado comprou 2,5 milhões de seringas e agulhas. Com isso, seria possível imunizar metade da população do estado.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, o estado receberá 7% do total de vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde.

Inicialmente, a expectativa é que os primeiros a serem imunizados sejam idosos e profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à doença.

G1