A Prefeitura do Rio afirmou na sexta-feira (15) que as comunidades do Complexo da Maré são um dos locais da cidade com menor taxa de transmissão e índice de internação por Covid na capital fluminense.

Os moradores da área fazem parte de uma pesquisa em parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Redes da Maré e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para analisar os impactos da vacinação em massa.

O Complexo da Maré é um dos maiores da cidade. Ao contrário de outras favelas, é plano. As comunidades que o compõem são margeadas pelo Canal da Ilha do Fundão, são delimitadas pela Avenida Brasil e pela Linha Amarela e se estendem do Caju até Ramos.

“A aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca já reduziu muito as taxas de transmissão e os índices de internação, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

“Com uma cobertura alta de primeira dose, a comunidade da Maré tem tido resultados muito positivos, e agora a gente conclui essa segunda dose. Também pudemos provar novamente que a vacina da AstraZeneca é segura, com baixos efeitos colaterais. O estudo da Maré permite que a gente faça essa avaliação ainda mais precisa”, detalhou.

Fila para vacinação contra a Covid-19 no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo
Fila para vacinação contra a Covid-19 no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

A declaração foi dada durante a divulgação do 41º Boletim Epidemiológico do Rio, sobre a situação da Covid-19 na cidade.

A segunda dose dos moradores da Maré começou a ser aplicada na quinta-feira (14) e irá até o próximo domingo (16), das 8h às 17h.

Na primeira etapa do projeto “Vacina Maré”, que aconteceu entre os dias 29 de julho e 1° de agosto, quase 37 mil pessoas foram vacinadas, superando a expectativa inicial da ação que era imunizar 30 mil moradores da comunidade.

(Veja a lista dos postos de vacinação abaixo)

Um estudo mais detalhado com os números da pesquisa ainda será divulgado.

60% de vacinados no Rio

O Rio de Janeiro chegou a 60% da população da cidade com a vacinação contra Covid-19 completa com duas doses ou dose única, segundo anúncio feito pelo prefeito Eduardo Paes.

“Como vocês já sabem, o resultado é o menor número de internados e óbitos, além da menor taxa de transmissão, desde o início da pandemia. Falta pouco, pessoal! Não deixem de tomar a segunda dose!!!”, afirmou o prefeito em uma postagem em uma rede social.

Segundo o secretário, o município considera, pela primeira vez, uma situação controlada sobre a transmissão da doença.

Vacinação contra a Covid-19 na Maré, no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo
Vacinação contra a Covid-19 na Maré, no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo

“É a primeira vez desde o início da pandemia que podemos dizer que temos uma situação controlada da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Temos uma menor taxa de transmissão, menor número de pacientes internados. Desde o início da pandemia, é a primeira vez que temos uma situação de estabilidade, com queda dos números há mais de sete semanas. Se não tivermos nenhuma nova variante, se não houver nenhum fator que a gente não previu, podemos entrar em uma fase com risco muito menor a partir desta semana”, afirmou Soranz.

O secretário afirmou que a cidade terá condições de dar entrada na segunda etapa do processo de redução das medidas restritivas nos próximos sete dias, quando o Rio atingir 65% de população total vacinada.

“A gente está na primeira fase, com 50% da população vacinada, 70% dos adultos. Foi nossa primeira etapa, quando a gente começa com os eventos-teste, os eventos em locais abertos, sempre estimulando os locais abertos em relação aos locais fechados. Quando a gente chegar em 65%, vamos para uma nova etapa, que prevê a retirada das máscaras em locais abertos, sem aglomeração e sem muitas pessoas próximas. E uma terceira etapa, que acontece em novembro, quando a gente tiver 75% da população vacinada”, disse o secretário.

Pontos de vacinação exclusivos para moradores da Maré

  • Clínica da Família Augusto Boal;
  • Clínica da Família Adib Jatene;
  • Clínica da Família Diniz Batista dos Santos;
  • Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva;
  • Clínica da Família Vila Do João;
  • Centro Municipal De Saúde João Cândido;
  • Centro Municipal De Saúde Américo Veloso;
  • Associação de Moradores Morro Do Timbau;
  • Associação da Vila do João;
  • Associação de Moradores Marcílio Dias;
  • Associação de Moradores Rubens Vaz;
  • Associação de Moradores Parque União;
  • Associação de Moradores da Vila Pinheiro;
  • Associação de Moradores Roquette.

Calendário da terceira dose adiado

O calendário de vacinação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos foi adiado, segundo a Secretaria de Saúde do Rio. A previsão da Prefeitura do Rio é que seja retomado na próxima quinta-feira (21).

“”Devido ao menor número de doses enviadas, a gente vai ter que atrasar o calendário da dose de reforço. Nossa previsão era que, nos primeiros 15 dias, fossem distribuídas para o Brasil 25 milhões de doses de vacina, mas o ministério distribuiu, até o momento, 15 milhões. Então, tem 10 milhões de doses distribuídas a menos. Com isso, o Rio de Janeiro recebe menos 300 mil doses de vacina e com isso a gente é obrigado a adiar nosso calendário em alguns dias”, explicou o secretário Daniel Soranz.

G1