A energia foi totalmente restabelecida, em Goiás, informa a Equatorial Energia. Por volta das 8h30 desta terça-feira (15) diversas cidades goianas, e de todo o país, registraram um apagão. Segundo a distribuidora, os goianos sentiram o efeito por cerca de 50 minutos, sendo normalizado às 9h10.

A Equatorial não informou quais as cidades que foram afetadas ou o número de consumidores que ficaram sem energia. O g1 questionou os dados ao Ministério de Minas e Energia (MME) e ao Operador Nacional do Sistema elétrico, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

“Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema”, detalhou a Equatorial em nota (leia a íntegra da nota no final desta matéria).

Houve relatos de falta de energia nas seguintes cidades: Goiânia, Anápolis, Luziânia, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Vianópolis e Anicuns.

Em nota à imprensa, o Ministério de Minas e Energia (MME), informou que, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), apurou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do país.

O MME explicou que as causas estão sendo apuradas e equipes atuam para restabelecer o serviço. Além disso, a pasta detalhou que o ministro Alexandre Silveira determinou a apuração do caso, a criação de uma “sala de situação” e acompanha a retomada.

Nota Equatorial
O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul), a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

G1 Goiás