Goiás recebe mais dois carregamentos com um total de 157.080 doses de vacinas contra a Covid-19, enviados pelo Ministério da Saúde (MS). O primeiro lote chega ao Aeroporto Internacional de Goiânia na tarde desta segunda-feira (16/08), às 14h15, com 57.330 unidades do imunizante Comirnaty, do laboratório Pfizer. Já às 23h55, aterrissam em solo goiano mais 99.750 unidades da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O uso de todos os imunobiológicos AstraZeneca será como segunda dose, garantindo que o esquema vacinal dos goianos seja completado. Já as unidades do laboratório Pfizer serão destinadas para primeira aplicação e para reforço. Assim que passarem pelo processo de conferência na Central Estadual de Rede de Frio, na capital, as vacinas serão preparadas para envio aos municípios.

Conforme Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás, as doses recebidas poderão ser utilizadas, na sua totalidade, para imunização por faixa etária, em ordem decrescente de idade.

Os grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde, educação ou pessoas com comorbidades, que ainda não se vacinaram, por algum motivo, terão prioridade independentemente da idade que estiver sendo atendida no momento.

Doses aplicadas
Até as 15h de sábado (14/08), Goiás aplicou a primeira dose de vacinas contra a Covid-19 em 3.496.725 goianos em todo o Estado. Com o esquema completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 1.413.310 pessoas.