O prefeito Rogério Cruz acompanhou, na manhã desta sexta-feira (15/07), os trabalhos de avaliação na estrutura do Viaduto João Alves de Queiroz, nas avenidas T-63 e 85, onde houve incêndio nas placas de fixação. Após conversas com equipe técnica responsável pela perícia, bem como especialistas em engenharia, ele pontuou que avaliações preliminares não indicam danos à estrutura do complexo. Ainda, determinou a retirada das placas que serão substituídas por obras de arte urbana.

O incêndio nas placas teve início durante a madrugada desta sexta-feira. Imediatamente, equipes da Defesa Civil e Polícia Civil foram acionadas para identificar causas e materiais que possam ter gerado o fogo. As primeiras medidas se concentraram, também, na interdição parcial do trânsito para preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Cruz pontuou que a maior preocupação, no momento, é garantir segurança aos usuários, “por isso, aguardamos o relatório concreto que aponte o estado real das estruturas”. A previsão é de que a análise completa seja concluída neste final de semana e, a partir daí, equipes técnicas procederão com a liberação de tráfego, se houver segurança.

Foto: Secom

Rogério Cruz adiantou que após as devidas avaliações, diagnóstico e limpeza, “as placas metálicas serão retiradas e substituídas por obras de arte urbana, a exemplo dos novos viadutos da capital”.

Trânsito
Como medida de segurança, o trânsito na alça superior, ou seja, na parte de cima do viaduto, foi totalmente interditado, bem como a parte inferior, na rotatória da Avenida 85 com a S-1, sentido Centro-Serrinha.

Está liberado o trânsito na parte inferior do viaduto, para quem desce a Avenida 85 no sentido Serrinha-Centro, bem como na Avenida T-63, sentido Pedro Ludovico e Praça da Nova Suíça, com trânsito fluindo normalmente. O tráfego total das vias, bem como sobre o viaduto, só será liberado após emissão de laudo pericial.

Durante este período, agentes de trânsito permanecerão no local para orientação aos motoristas. O secretário municipal de Mobilidade, Horário Mello, destaca, também, o uso de aplicativos para direcionamento de trânsito. “O Waze, por exemplo, teve os mapas atualizados logo na madrugada. São ferramentas que apontam, em tempo real, o fluxo das vias na região”.

Estruturas
O secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, explica que, aparentemente, dois pilares do viaduto foram atingidos pelas chamas. As primeiras análises não indicam infiltração, apenas danos superficiais, especialmente na pintura. “Porém, é preciso aguardar as análises técnicas, como ensaios de integridade, para termos uma conclusão acertada”.

Segundo Schmaltz, os laudos apontarão, além do material causador do incêndio, a ordem dos danos causados à estrutura. A partir daí, serão encaminhadas as ações de recuperação da estrutura, uma vez que se trata de viaduto em localização estratégica e a liberação do tráfego depende das orientações constantes nos laudos pelos especialistas.

Ainda segundo o titular da Infraestrutura, “qualquer ação referente à estrutura do viaduto priorizará a qualidade e segurança no intuito de evitar novos incidentes”. Schmaltz esclareceu, também, que os elevados da capital passam por revisões constantes e ressalta que ocorrências como a do Viaduto João Alves de Queiroz são atípicas, por isso, todas as perícias e investigações serão realizadas para apurar as causas.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia