A Polícia Civil finalizou inquérito sobre esquema de propina que funcionou na Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Codego) entre 2016 e 2018 e decidiu indiciar 11 pessoas pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa. De acordo com as investigações, grupo formado parcialmente por servidores públicos, cobrou valores indevidos de ao menos 12 empresários que tinham interesses em ter instalações em distritos do tipo em todo o estado de Goiás.

Um Casal que é apontado como líder do grupo faturou cerca de R$ 1,5 milhão com a iniciativa e foi indiciado por 11 atos de corrupção. As investigações foram encerradas dois meses após a deflagração da Operação Cherokee, que cumpriu 14 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Caturaí, Cristianópolis e Catalão.

Investigadores pediram o bloqueio dos bens dos indiciados à Justiça. Objetivo é promover o desmantelamento patrimonial do grupo e reverter quantias obtidas às partes prejudicadas: vítimas e sociedade.