No último dia 12 de junho o Teatro Goiânia completou 78 anos de existência. Para comemorar essa data tão importante para a cultura e história do estado, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) preparou uma programação especial que será realizada nesta quinta-feira, dia 18. Por conta da pandemia da Covid-19, as apresentações serão feitas de forma on-line e sem público, porém, sem perder a importância do evento.

Na ocasião, haverá a apresentação ao vivo de um Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Goiânia, composto pelos músicos Thierry de Lucas Neves (violino), Carlos Magno Rabelo (violino), Patrícia de Lima (viola), Raimora Karielly (violoncelo) e Fernando Almeida (contrabaixo). O repertório será composto de obras do clássico e popular.

O concerto especial começa às 20 horas e a transmissão será feita por meio de live nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) da Secult Goiás e também nas redes da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

O coordenador geral da rede de Orquestras Jovens de Goiás e regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Eliseu Ferreira dos Santos, falou sobre a importância do Teatro Goiânia para todo o estado de Goiás e também para sua trajetória pessoal. “São 30 anos ali atuando como estudante e também como profissional. Tive também a oportunidade de assistir, como espectador, grandes espetáculos musicais e teatrais, com artistas de diversas partes do mundo. No Teatro Goiânia, atuei como clarinetista da antiga Orquestra Filarmônica de Goiás e posteriormente como Regente da Orquestra de Câmara Goyazes, cuja sede funcionou nas dependências do Teatro por mais de 10 anos”, declarou.

Ele completou: “Para mim, o Teatro Goiânia é o coração que pulsa no centro da nossa cidade, sendo a principal referência a qualquer pessoa quando se menciona a palavra cultura. É um espaço nobre, com localização privilegiada, que deve ser ainda mais prestigiado e apreciado pelos goianos. Viva o Teatro Goiânia!”.

O Secretário de Cultura, Adriano Baldy, também lembrou que mesmo com a pandemia enfrentada atualmente, é importante ressaltar sempre a importância histórica e cultural que o Teatro Goiânia tem para a capital e para a população goiana. “Além de comemorarmos mais um ano desse espaço cultural, a parceria com a Orquestra Sinfônica de Goiânia vai levar o brilho e música de qualidade aos goianos que estão em casa durante esse período de isolamento social”.

Governo de Goiás