Vários órgãos do Estado de Goiás e da União estarão unidos para garantir o cumprimento do Decreto Estadual, que cancelou a Temporada do Araguaia. Durante uma reunião, nesta segunda-feira, dia 15, comandada pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, foram discutidas as ações conjuntas que serão realizadas imediatamente e ao longo do mês de julho nos municípios e distritos da Região Turística Vale do Araguaia.

Participaram da videoconferência, a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis; a subprocuradora-geral de Justiça, Laura Bueno; a procuradora da República,  Léa Batista; os promotores Delson Leone Júnior, André Luís Ribeiro Duarte, Karina D’Abruzzo, Mário Henrique Caixeta, Pedro Henrique Silva e Augusto Henrique Moreno; além do coordenador da Operação Férias do Corpo de Bombeiros de Goiás, tenente-coronel Ricardo Silveira; comandante do Batalhão Ambiental da PM-GO, tenente-coronel Edsson Cândido Ribeiro; do prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho e Roberto Teixeira, da Superintendência do Patrimônio da União em Goiás. Entre os temas discutidos, o aumento do efetivo policial, barreiras sanitárias, campanhas de conscientização, apoio da Marinha do Brasil e ações sociais para atender os ribeirinhos em situação de vulnerabilidade.

O decreto, que proíbe acampamentos, aglomerações e shows ao longo do Araguaia, começa a valer no dia 1º de julho para evitar a expansão da pandemia de Covid-19 em Goiás. Também estão vedados o uso coletivo de beiras de rios, cachoeiras e praias formadas no Rio Araguaia e seus afluentes e a instalação de estruturas temporárias de restaurantes, bares, banheiros, pontos de apoio e quaisquer outras de atendimento a turistas e usuários em praias, beiras de rios e cachoeiras. Em caso de descumprimento, as multas previstas variam de R$ 1 mil a R$ 500 mil.

Governo de Goiás